Supermercados abertos aos domingos: e o trabalhador?

O último domingo (30) foi o segundo em que os supermercados abriram no município de Maringá. Depois de muitos anos de discussão e negociações entre os sindicatos, a justiça decidiu a favor dos patrões e está permitido que os supermercados maringaenses abram todos os domingos do mês.

Esta prática já é comum em muitas cidades brasileiras. Mas isso refletirá em milhares de trabalhadores e trabalhadoras que tinham o domingo como um dia de descanso.  Segundo o diretor de Assuntos Jurídicos do Sincomar – Sindicato dos Comerciários de Maringá, o advogado Moacir Paulo Morais, em entrevista para o Jornal O Diário, não há necessidade de abertura. “É apenas por conveniência, mas por conveniência, então, gostaríamos que também a prefeitura e o Judiciário tivessem expediente nos finais de semana”.
Para Morais, a preocupação do sindicato é com os empregados dos supermercados, que já cumprem uma carga horária bastante pesada. “São cerca de seis mil pessoas, a maioria mulheres, que não terão com quem deixar os filhos aos domingos”.

Esta decisão foi tomada semanas após a sanção da Reforma Trabalhista, que destrói dezenas de direitos dos trabalhadores garantidos pela CLT. Será que esta decisão já seria um reflexo dos massacres que serão feitos com os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros?