Seminário Estadual: Água é direito, não mercadoria

Em uma articulação da Comissão do Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados com a Federação Nacional dos Urbanitários, em parceria com a UEM, Aras Caritas, CUT e outras entidades, o Sindaen realiza o seminário estadual “Água é direito, não mercadoria”, no dia 6 de outubro, no salão da Paróquia Santo Antônio, a partir das 8h30.

O tema principal é “Os desafios da universalização do acesso ao saneamento básico” e também uma construção coletiva do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que acontece em 2018.

Sobre o FAMA:

O  Fórum Alternativo Mundial da Água –  FAMA2018 acontecerá nos  dias  17, 18 e 19 de março de 2018 em Brasília no Campus da UnB (Universidade de Brasília).

É um evento internacional, democrático e que pretende reunir mundialmente organizações e movimentos sociais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida.

Este  Fórum pretende unificar a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar a água em uma mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água. tentando transformar este direito em um recurso inalcançável  para  muitas populações, que, com isso, sofrem, exclusão  social, pobreza e se  vêm envolvidas em conflitos e guerras de todo o tipo.

Várias entidades brasileiras e internacionais se reuniram e decidiram impulsionar este evento, como continuidade de Fóruns Alternativos anteriores  como os realizados em Daegu na  Coreia do Sul , e em Marselha na  França.

Este  evento  se  contrapõe ao  autodenominado “Fórum Mundial da Água” que é um fórum promovido pelos  grandes grupos econômicos que defendem a privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água.

Como  já foi  afirmado  em encontros anteriores o ‘8o Fórum Mundial da Água’ é ilegítimo. É uma feira de negócios que visa promover um mercado que da acesso às multinacionais do sector de água e do saneamento. A portas fechadas, este evento permite que as grandes empresas tenham acesso privilegiado às decisões dos  governos e bloqueiam, a base de corruptelas e subornos, o avanço de políticas  públicas globais que resolvam a crise de acesso à água.

Para os organizadores do  “Fórum Alternativo – FAMA2018”,  as políticas públicas de água devem ser debatidas democraticamente com as populações e em particular com as comunidades afetadas.

No FAMA2018 serão debatidos os temas centrais de defesa pública e  controle social das fontes de  água, o acesso democrático à água, a luta contra  as privatizações dos  mananciais, as barragens e em defesa dos povos atingidos,  serviços  públicos de água e  saneamento e as políticas  públicas necessárias para  o controle social do uso  da água  e  preservação ambiental que  garanta o ciclo natural da água em todo o planeta.

sindaen com cartaz logo Câmara