Seminário Estadual reúne lideranças de todo estado

Em uma parceria do Sindaen com a Comissão do Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, e o apoio da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), UEM, Aras Caritas, CUT e outras entidades, foi realizado na última sexta-feira (6) o seminário estadual “Água é direito, não mercadoria”.

22279462_1364781320315177_9157490474041980145_n

O evento encheu o salão da Paróquia Santo Antônio, e teve a presença de lideranças da Igreja Católica, sindicatos majoritários que representam os saneparianos, movimentos sociais, professores universitários, deputados, vereadores e sindicalistas da região.

Com o tema principal “Os desafios da universalização do acesso ao saneamento básico”, o seminário foi iniciado com a fala do coordenador do seminário e representante da Comissão do Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, Enio Verri.

22281879_1364781316981844_7102495812698056734_n

A primeira mesa foi formada pelo assessor da Federação Nacional dos Urbanitários, Edson Aparecido da Silva; pela professora do departamento de Biologia da UEM, Susicley Jati; pelo deputado estadual Tadeu Veneri e pelo representante da Sanepar, o engenheiro Alinor Rodrigues Júnior, que substituiu o diretor Sérgio Veronese. O tema apresentado pela primeira mesa foi “Os desafios da universalização do acesso ao saneamento básico”. Veneri mostrou os dados do saneamento hoje no estado em comparação com o restante do país, como está atualmente a situação da possível privatização da Sanepar e o quanto isso afeta os paranaenses.

22228076_1364781230315186_6594159693055966065_n

Após o intervalo, foi formada uma nova mesa para discutir a “Atuação social na defesa da água e saneamento como direito humano”. Os palestrantes foram a presidente do Sindaen, Vera Lucia Nogueira; o representante da Aras Cáritas, Walter Fernandes; o secretário de saneamento da FNU, Fábio Giori e o representante da Central Única dos Trabalhadores, Márcio Kieller.

22310706_1364781030315206_8534929701069566787_n

Por fim, foi aprovada a participação de Maringá no Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, que acontece em 2018.

22221648_1364781123648530_7164578949333822292_n