Revisão do PCCR

Os trabalhos da Comissão Paritária continuam ocorrendo com reuniões semanais. Até o mês de setembro, todos os membros da Comissão reuniram-se em Curitiba, com diversas apresentações pela Sanepar (Gestão por Competências, PCCR, Trabalho CAGE sobre Desempenho e a Chuva de Ideias realizada regionalmente pela Sanepar em anos anteriores).
Na sequência, a Comissão foi dividida em três equipes, com objetivo de cada uma fazer uma proposta de melhoria para o PCCR. Foram reunidas duas equipes em Curitiba e outra em Maringá.
Nesta terceira semana de outubro, nos dias 16 e 17, a Comissão reuniu-se em Curitiba e apresentou três sugestões de propostas. Na próxima semana ocorrem debates e o cruzamento das sugestões, no intuito de unificar uma proposta, seguida de simulações.
Para um trabalho fundamentado é imprescindível informações, dados; neste sentido foi protocolado o Ofício nº 01/2018, datado de 25 de setembro do corrente ano, solicitando informações complementares junto ao diretor administrativo Sergio Ricardo Veroneze:
a) O histórico de valores disponibilizados (gastos) nos últimos 6 anos, por ano, destinados ao PCCR e à política de remuneração;
b) Critérios de dimensionamento e disponibilização de recursos financeiros destinados especificamente para o PCCR (dotação orçamentária), para os próximos ciclos, conforme Planejamento Plurianual, compostos por ano.
Até o momento não houve retorno. Não dá para ficar no imaginário, nem nos argumentos somente. No entanto, esta demora faz pensar o pouco interesse da Sanepar nesta revisão do PCCR.
Para a presidenta do Sindaen, Vera Nogueira, o percentual dos steps não é o ponto estrangulador do PCCR, mas a
política excessiva de lucro aos acionistas e baixo orçamento para os empregados. “É um erro focar na tabela de 3 steps de 2%. Oras, que provisione 6% de orçamento”, explica.
No horizonte da Sanepar tem redução do quadro efetivo, redução da folha de pagamento, aumento garantido da tarifa acima da inflação, aumento do lucro. Por que então reduzir a possibilidade de ganho dos empregados? Por que continuar nivelando por baixo?

Oficio 001 PCCR - CM-PCCR