Brumadinho: uma tragédia em nome do lucro

A cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi atingida pelo rompimento da barragem da Mina do Feijão, da mineradora Vale, no início da tarde de sexta-feira (25). O governo do Estado confirmou 40 mortes, até as 22 horas deste sábado. Cerca de 252 pessoas estão desaparecidas, segundo informações da empresa. Cem pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas.

O rompimento aconteceu por volta das 13 horas, no momento em que parte dos profissionais almoçava. Segundo o Corpo de Bombeiros, os rejeitos soterraram várias estruturas da empresa. O refeitório estava cheio e a administração, também. De acordo com testemunhas,  no refeitório cabiam cerca de 300 pessoas. A Mina do Feijão tinha mais de 600 trabalhadores.

A Vale, a mesma empresa responsável pela barragem de Fundão, que rompeu em novembro de 2015 e assolou a bacia do Vale do Rio Doce e a cidade mineira de Bento Rodrigues, em Mariana, é a responsável pela barragem.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) afirma que este é mais um exemplo de que o lucro está acima de vidas humanas e do meio ambiente. O movimento denuncia o atual modelo de mineração, com empresas privatizadas e multinacionais que visam o lucro a qualquer custo que afeta a vida de milhares de pessoas. Há apenas 3 anos do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, mais um crime contra a vida é fruto desse modelo que apenas provoca tragédias anunciadas.

A barragem tem capacidade de 1 milhão de m³ de rejeitos, que agora serão derramados sobre o Rio Paraopeba, deixando um rastro de destruição e morte e colocando em risco o abastecimento de milhares de famílias em mais de 48 municípios da Bacia do Paraopeba.

Em solidariedade pelas famílias vitimadas por este grande crime, o Sindaen pede justiça!

Fonte: https://mg.cut.org.br/noticias/tragedia-anunciada-1044