Qual a proposta da Sanepar ao ACT 2019/2020?

O governador Ratinho vai cumprir a promessa de valorização dos saneparianos?

Enquanto há um silêncio sobre o ACT 2019/2020 por parte da Sanepar, alegando que a proposta está no Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE) e por isso não tem como oficializá-la, já foi publicado um aumento acima da inflação para as tarifas da empresa – inclusive alterando a metodologia para tal objetivo.
Conforme a publicação do Dieese nesta terça-feira (23), considerando que as taxas de água e esgoto da Sanepar apresentaram variação acumulada de 111,25% e comparando com a inflação acumulada no período, que foi de 49,87%, constatamos que o aumento real das taxas da Sanepar foi de expressivos 40,96%. Além disso, não podemos deixar de considerar que no último dia 15, a Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná) declarou que em reunião de seu Conselho Diretor homologou o reajuste tarifário solicitado pela Sanepar de 12,13%, que passará a vigorar 30 dias após a publicação de resolução homologatória emitida pela Agepar. Para completar, circula informação de um aumento de 12% para a diretoria da Sanepar. Segundo a Sanepar, o Step da Avaliação do PCCR deste ano será pago na folha de abril, nas mesmas regras anteriores, fazendo entender que serão 2%.
O INPC da nossa data base é de 3,97%. Nós trabalhadores reivindicamos e merecemos ganho real. Queremos não somente ouvir e ver escrito em carta do governador a promessa de “valorização do sanepariano”. `Precisamos de fato de um reajuste salarial digno.

Na análise do Dieese publicada em abril deste ano, consta que no mês de março o salário mínimo deveria ser R$ 4.277,04. Enquanto isso, o salário inicial da carreira do nível médio é de R$ 1.620,26. Dentro desta realidade, tem uma defasagem salarial de 263,97%. A Sanepar não é só para dar lucro aos acionistas, também é para servir o povo do Paraná e valorizar a classe trabalhadora.
O blá blá de que não existe condição para conceder aumento digno e da justificativa de cenário nacional ruim também não convencem. Não é verdade que nenhuma categoria consegue obter percentuais acima da inflação. No final do ano passado e início deste, vimos um reajuste salarial de 16,38% para os juízes.
Vários programas PAIs e PDVs ocorreram e a Sanepar dizendo que com a redução da folha de pagamento teria mais possibilidade de valorizar os trabalhadores. Até o momento não presenciamos a realização deste argumento utilizado. Dia 16 deste mês o CAD aprovou e dia 17 a Sanepar comunicou o mercado sobre mais uma edição do PAI.
Se todas e todos ficarmos em alerta e com disposição de buscar melhorias em conjunto, poderemos fazer acontecer.

aumento