Prefeito de Maringá garante que não pretende privatizar sistema de saneamento

Na tarde desta quinta-feira (17), trabalhadores de diferentes setores da Sanepar participaram de uma reunião com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia. O encontro ocorreu por uma iniciativa dos próprios funcionários, com o apoio do Sindaen – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Água, Esgoto e Saneamento de Maringá e Região Noroeste do Estado e do Senge – Sindicato dos Engenheiros do Paraná.

Durante o encontro, os empregados manifestam preocupação em relação ao andamento das negociações para a renovação do contrato entre a Sanepar e o município. O contrato está sendo questionado juridicamente por parte da Prefeitura. Os trabalhadores aproveitaram para solicitar esclarecimentos ao prefeito sobre o andamento das negociações.

Em resposta, Ulisses Maia disse que mantém seu compromisso de, em nenhuma hipótese, privatizar o saneamento na cidade, e que espera uma proposta por parte da Sanepar que contemple benefícios ao município de Maringá. Questionado sobre as notícias veiculadas recentemente na imprensa de que estaria reativando a Central de Abastecimento de Água – Codemar, Maia disse que precisa estar preparado para uma eventualidade de o contrato não ser renovado, uma vez que teria que ter uma empresa municipal pronta para assumir o sistema, na eventualidade de a negociação com a Sanepar não prosperar.

O prefeito afirmou que já houve uma primeira reunião entre a Prefeitura e a Sanepar já no exercício do novo presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, em que a empresa se comprometeu a estudar uma nova proposta para ser apresentada em breve à Prefeitura.

Questionado sobre qual seria uma proposta coerente sob seu ponto de vista, Maia afirmou que conhece o sistema de subsídio cruzado adotado pela Sanepar, em que os sistema lucrativos subsidiam os sistema deficitários, mas que deseja que uma “fatia” maior do lucro obtido pela Sanepar no sistema de Maringá possa ser revertido em benfeitorias para os cidadãos maringaenses.

No encerramento, Maia manifestou que está sensível à preocupação dos empregados e reconheceu o excelente trabalho exercido por todos os empregados na cidade, levando a Sanepar a ser reconhecida como a melhor empresa de saneamento do Brasil e Maringá a uma excelente posição dentre as maiores cidades.

Os sindicatos, como representantes legítimos dos empregados, solicitam aos seus diretores da Sanepar que tenham afinco e busquem o entendimento junto à prefeitura, construindo de forma conjunta uma proposta que possa contemplar os interesses legítimos de ambas as partes.

Os sindicatos cumprem seu papel na defesa dos empregados da Sanepar e do saneamento público e de qualidade!

Sindaen – Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná e Senge – Sindicato dos Engenheiros do Paraná