Campanha da Fraternidade Ecumêmica 2016

No meio de tudo que se relaciona ao tema, há um aspecto que é necessário destacar, que são as iniciativas individuais necessárias para que as mudanças aconteçam. Lembre-se: o saneamento básico envolve o poder público, mas também cada um e cada uma de nós.
É por isso que somos chamados a pensar sobre:
Na sua casa:
– Como é o uso da água em sua casa? Ela é usada com cuidado e economia?
– Quais as práticas adotadas em sua casa para um consumo responsável de água? Existe algum hábito que você acha que poderia mudar?
– Você sabe se o esgoto coletado de sua casa é tratado?
– Você se incomoda e denuncia quando vê um vazamento de água em sua rua?
– Quando você sai de um cômodo iluminado por uma lâmpada tem costume de apagar a luz?
– Você desperdiça alimentos?
– Qual o destino que você dá para aquele óleo de cozinha que não pode ser reutilizado? Deposita diretamente no ralo da pia ou procura acumular para depois reciclar?
– Você tem cuidado com o lixo que produz?
– Separa o lixo orgânico e o lixo reciclável ou eles vão para o mesmo destino?
No seu bairro:
– Há rede de água encanada?
– Há coleta regular de lixo?
– Há vazamentos constantes de água nas ruas?
– Os Vizinhos conversam entre si sobre os problemas da água e dos esgotos?
– Vocês cobram providências das autoridades?
– Na área onde você mora existe rede de esgoto? Todas as casas estão ligadas a ele?
– Como são tratados o lixo orgânico e o lixo reciclável? A prefeitura faz a coleta seletiva do lixo?
Na sua cidade:
– Como está a distribuição de água? A água é de qualidade?
– Há estações de tratamento de esgoto ou ele é jogado in natura no rios?
– Existem cooperativas populares de reciclagem dos resíduos sólidos? Você conhece essas cooperativas e as pessoas que trabalham nelas? Já foi visitar algum desses locais?
– Em sua cidade, o tratamento, a distribuição da água e a captação do esgoto são  públicos, ou terceirizados?
– Quando há aprovação de projeto de construção de imóvel, o esgoto sanitário é levado em consideração?