ACT 2016/2017 : segunda reunião de negociação termina sem proposta

“Os dirigentes sindicais do Sindaen, Aguinaldo Borges, Cláudio Rocha e Vera Lucia, acompanhados pelo advogado da Assessoria Jurídica do Sindaen, Hugo Gomes, estiveram nesta terça-feira (22) reunidos com a Comissão Negocial da Sanepar para discussões do ACT 2016/2017. Apesar de ser a segunda reunião, a Sanepar mais uma vez não apresentou qualquer proposta. Pelo contrário, os sindicalistas ouviram da Comissão que todo o processo de negociação está sob o comando do Conselho de Controle de Empresas Estatais (CCEE), criado no início de 2015. A Comissão Negocial afirmou ainda que a CCEE estabeleceu parâmetros e diretrizes que devem ser seguidos pela diretoria da Sanepar.
A Assessoria Jurídica do Sindaen manifestou-se afirmando que tal intervenção da CCEE nas negociações coletivas com a Sanepar é inconstitucional, pois fere diretamente o Artigo 8º da Constituição Federal, na medida em que demonstra uma grave ingerência do Estado nessas negociações.
A Comissão Negocial solicitou aos representantes dos trabalhadores que apontassem os pontos ‘mais sensíveis’ da pauta para que fossem levados ao CCEE, ao que os dirigentes sindicais foram incisivos ao afirmar que toda a pauta é importante, haja vista que foi construída pelos trabalhadores nas diversas assembleias na base sindical.
Os sindicalistas ainda insistiram muito na necessidade de ganho real significativo e de forma linear, conforme consta da pauta de reivindicações.
A frustração dos sindicalistas pelo fato de a empresa ainda não ter formalizado uma proposta, motivou os dirigentes do Sindaen a reivindicarem que a empresa o faça urgentemente, considerando que a data-base da categoria é 1º de março.
Terminada a reunião, a Comissão Negocial comunicou que a data para uma nova reunião será informada até a próxima segunda-feira (28).”
Diretoria Sindaen