Alagamento em Umuarama: consequência de políticas adotadas

É sabido que a prática ambiental em todo o curso dos rios produz consequências positivas ou negativas, bem como as políticas adotadas pela Sanepar e pelos municípios.
O plano diretor do município é uma das ferramentas mais importantes para o  crescimento adequado da cidade. Se o interesse imobiliário sobrepor o interesse social e ambiental, está fadado ao desastre.
A captação da Sanepar em Umuarama já foi alagada algumas vezes nos últimos anos, provocando falta d’água.
Após a construção do loteamento nas proximidades do Rio Piava, o assoreamento do rio acirrou, assim não suporta as enxurradas e os alagamentos continuam acontecendo.
Entendemos que a Sanepar pode resolver com investimento na captação de Umuarama e com sadia política junto ao município e demais órgãos envolvidos, principalmente pelo fato do sanepariano aposentado e ex-coordenador Vicente, ser o atual secretário de Administração de Umuarama.

Mas em qualquer localidade as soluções não são implementadas quando existe a “política de compadres”.
Os(as) trabalhadores(as) e a população merecem mais consideração e respeito.

Notícia do G1 sobre o alagamento:

Bairros de Umuarama ficam sem água após estação de captação ser alagada

Moradores de dois bairros de Umuarama, no noroeste do Paraná, estão sem água nesta quinta-feira (26). A estação de captação de água da cidade foi alagada após uma chuva forte atingir o município na tarde de quarta-feira (25).

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), em 40 minutos choveu 140 milímetros. Esse volume de chuva fez com que o Rio Piava transbordasse e atingisse a estação.

Logo após o nível do rio baixar, os técnicos do Sanepar começaram a limpeza e retiraram as bombas do local. Por volta das 5h, uma das bombas foi recolada. Outras duas serão reinstaladas ao longo do dia. A Sanepar informou que o sistema está funcionando com apenas 70% da capacidade.

Estão com problema de abastecimento os bairros Alto do São Francisco e Alto da Paraná, as regiões mais altas.

A normalização do abastecimento será de forma gradativa e dependerá das condições climáticas e da realização do serviço. O sistema deve ser normalizado totalmente até a manhã de sexta-feira (27).