Dirigente do Sindaen participa de Encontro Nacional dos Urbanitários

Nesta quarta-feira (12), teve início o 11° ENU – Encontro Nacional dos Urbanitários, em Brasília-DF, com a expressiva participação de representantes dos urbanitários de praticamente todos os estados do Brasil. O sanepariano e dirigente do Sindaen, Nivaldo Mattos, representou a região.

A abertura foi prestigiada com a presença de três deputados federais – Joseildo Ramos (PT-BA), Bohn Gass (PT-RS) e Reimont Otoni (PT-RJ); além dos convidados Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT-DF; e João Antônio de Moraes, coordenador da FUP (Federação Única dos Petroleiros).

Participaram ainda da abertura, os presidentes da CNU, Paulo de Tarso; FNU, Pedro Damásio; Frune, Raimundo Lucena; Furcen, João Maria; Fruse, Esteliano Neto; e o representante da Fenatema, Gherly Ranzan.

Todos foram unânimes em classificar o momento atual, como um dos mais difíceis e importantes para o ramo urbanitário, que enfrenta a privatização da Eletrobras e das empresas públicas de saneamento, mas, por outro, desafia à luta.

Análise de Conjuntura

Na segunda mesa “Análise de Conjuntura”, João Moraes da FUP (Federação Nacional dos Petroleiros) e Rodrigo Rodrigues (presidente da CUT-DF) contextualizam o momento atual do país, focando principalmente nas temas das lutas da energia, do saneamento e da luta dos trabalhadores.

Na coordenação da Mesa, Luzanira Moraes de Souza (Sindur-Rondônia).

Mulheres

A terceira mesa “O empoderamento das mulheres e da diversidade nos movimentos sindical e popular”, debateu a necessidade de uma maior participação e representatividade das minorias no mundo sindical e urbanitário.

Na Mesa:
. Dalila Calisto (MAB)
. Gisleide Germiniano Leite (STIU-PB)
. Fernanda Pereira de Almeida (Stiupa)
. Antonio Domingos Saldanha (Sindágua-MG)
. Hélio Anomal (Staecnon) – coordenador

Os temas meio ambiente e gás foi o tema da quarta mesa do dia.

Na avaliação dos participantes, Helifax Souza (Fenatema/Sintaema-SP); Eduardo Pereira de Oliveira (Sindágua-MG); Eduardo Ferreira de Almeida (Sintergia-RJ); Elvio Marcos Vargas (Sinergia-MS); e
Ângela Deniz (Sindiágua-RS), os dois setores que crescem em importância cada dia mais também precisam estar na pauta dos sindicatos e federações dos urbanitários e ações, neste sentido, devem ser realizadas.

Na penúltima mesa do dia “Reestatização da Eletrobras“, coordenada pelo secretário de energia da FNU, Yuri Washington Alves dos Santos, a vice-presidente da CNU, Fabíola Latino Antezana, fez um balanço da atual situação, esclarecendo que há possibilidade da retomada Eletrobras para o povo brasileiro, mas há um caminhos árduo, que envolve empenho do governo, dos parlamentares e mobilização social.