História

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná. Embora tivéssemos uma excelente convivência com os companheiros eletricitários no antigo Sindicato dos Urbanitários – STIUM, essa decisão foi importante por dois motivos.

1. O primeiro para ajudar os companheiros eletricitários a consolidarem seu próprio sindicato e com isso não perder a representação sindical para um grupo de oportunistas, que, fazendo o jogo patronal, queriam apoderar-se de toda a base eletricitária do estado.Eles precisavam formar o Sindicato específico dos eletricitários.
  2. O segundo motivo, foi ter um sindicato que se voltasse em tempo integral para os trabalhadores do saneamento, esforçando-se pela organização da categoria em nossa região e batalhando pela unidade dos saneparianos e para ficar na memória todo Paraná.

Daí nasceu o SINDAEN, um sindicato filiado a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a mais lutadora central sindical brasileira, que está também ligado ao movimento nacional dos trabalhadores em saneamento e meio ambiente, sendo filiado à Federação Nacional dos Urbanitários – FNU.
Contam os fundadores que no início tínhamos poucos filiados. Os recursos não davam para viagens, os dirigentes viajavam com seus carros ou de ônibus, sempre com recursos próprios. Tempos difíceis. Hoje a realidade mudou.

Partimos do nada e com  muita luta e perseverança. Hoje temos veículo, sede com auditório, computador de última geração ,três linhas telefônicas, telefone celular, enfim, toda estrutura necessária para um bom funcionamento, sempre em defesa da classe trabalhadora. E mais importante: não temos dívidas.

Somos referência de luta em todo o estado do Paraná, não só na luta corporativa , mas em todos os movimentos populares, o SINDAEN tem dado sustentação, ora com sua presença na luta, ora  colaborando com um pouco de recursos.

De uma forma ou de outra, contribuímos para o fortalecimento da classe trabalhadora em todos os níveis. Temos como fruto das diversas lutas, o vale alimentação, uma média salarial melhor em relação a outras categorias, entre tantos outros benefícios, sendo a luta mais recente em relação ao Plano de Saúde onde através de uma manifestação dos funcionários da região noroeste do Paraná, região esta representada pelo SINDAEN, a direção da Sanepar resolveu assinar por mais um período o Plano de Saúde. Veja algumas lutas da qual o SINDAEN está participando atualmente:

• PPP (Parcerias Público Privado)
  • Reforma Sindical
  • Reforma Trabalhista
  • Entre outras.

O SINDAEN além das lutas, sempre tem cedido o espaço para cursos de formação com a diretoria do sindicato e outras categorias, além disso, o sindicato cedeu espaço para o curso de Alfabetização de Adultos organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Ademais o SINDAEN conseguiu fazer algumas reintegrações.
Vamos continuar contribuindo sempre com a luta da classe trabalhadora, luta esta que é sempre contínua.
O SINDAEN ainda mantém contato com deputados, prefeitos entre outras autoridades, os diretores da CUT e da FNU sempre estão em visitas ao sindicato. Como podem ver o SINDAEN é realmente referência em todo o Estado e no Brasil.

A diretoria do SINDAEN, procurando  administrar o patrimônio da entidade da melhor forma, adquiriu no ano de 2004 um veiculo Corsa Sedan/2004. Este automóvel é utilizado para percorrer as 102 cidades da base territorial do SINDAEN, viagens para Curitiba – a sede da Sanepar – e efetuar outros serviços sindicais.
Em julho de 2003 a diretoria também adquiriu, por R$ 80.000,00 a sede do SINDAEN, que fica na Rua São Silvestre, 126, Vila Santo Antonio, em Maringá, hoje avaliada em cem mil reais. Procuramos também manter sempre atualizados os equipamentos de informática do sindicato. Gostaríamos de  lembrar que o hoje o SINDAEN atende cerca de 102 cidades e conta com 90% da base territorial  filiada ao sindicato.

É necessário a união dos trabalhadores com a direção do sindicato, pois somente com o esforço de todos, os obstáculos serão superados, provando sempre, que nossas lutas nunca são em vão.