22 de março: Dia Mundial da Água

Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água – uma iniciativa difundida em todo o planeta, destinada a destacar questões cruciais relacionadas à água e a promover a conscientização sobre a importância
desse recurso vital. A cada ano, o Dia Mundial da Água aborda temas específicos para ressaltar diferentes aspectos relacionados à gestão, preservação e uso sustentável da água.
Em 2024, o tema selecionado é “Água para a Paz”. Essa escolha reflete o crescente entendimento que água, segurança, desenvolvimento sustentável e paz mundial estão interligados. A água, sendo um
recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, desempenha um papel crucial na estabilidade e prosperidade de comunidades, regiões e países inteiros.

É essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos e indispensável para a agricultura, indústria, geração de energia e consumo humano. Além disso, desempenha um papel fundamental na preservação dos ecossistemas aquáticos, garantindo a
biodiversidade e a saúde do planeta como um todo.
O tema “Água para a Paz” destaca a necessidade de abordar questões relacionadas à água como parte integrante do caminho para a paz global. Conflitos sobre recursos hídricos têm sido uma realidade em
várias partes do mundo, ampliando as tensões entre nações e comunidades. Ao compreendermos e promovermos a gestão sustentável da água, podemos contribuir para a prevenção de guerras e pela construção de sociedades mais pacíficas e resilientes. A falta de água em muitos lugares é mais comum do que se imagina e pode contribuir ou intensificar conflitos armados, colocando em
situação de vulnerabilidade muitas comunidades.
Também devemos reiterar a importância da água como bem universal, e o acesso que todo ser humano e todo ser vivo deve ter a este recurso.
Água é vida, não mercadoria!