Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

O cuidado de idosos no mundo e as mulheres

Um artigo de Silvia Federici na revista Nueva Sociedad discute o trabalho de cuidado de idosos, em sua grande maioria efetuado por mulheres ao redor do mundo (da própria família ou remuneradas).

A autora aponta que a chamada globalização do cuidado de idosos durante as décadas de 1980 e 1990 transferiu grandes quantidades de trabalho para as mulheres imigrantes, o que permitiu uma reestruturação do cuidado aos idosos sem onerar os estados e cidadãos. Para as trabalhadoras imigrantes, no entanto, a situação é mais complexa: a autora mostra que, no caso da Itália, calcula-se que três de cada quatro badanti (as cuidadoras de idosos) têm filhos, mas somente 15% têm suas famílias com elas, ou seja, suas próprias famílias têm de passar sem o cuidado que proporcionam a outras pessoas. Também devido à desvalorização do trabalho reprodutivo e ao fato de que são imigrantes, frequentemente sem documentação em ordem, e mulheres negras, as trabalhadoras assalariadas são muito vulneráveis.

Segundo a autora, o trabalho de cuidado de idosos sofre uma dupla desvalorização cultural e social: i) da mesma forma que o restante do trabalho reprodutivo, este não é reconhecido como trabalho, mas ii) ao contrário do que acontece com a reprodução da força de trabalho, cujo produto tem um valor reconhecido, o cuidado de idosos é estigmatizado como uma atividade que absorve valor, mas não o gera, pois os idosos seriam “seres improdutivos”.

Assim, o argumento central da autora é de que é necessária a transformação da divisão social e sexual do trabalho hoje, bem como o reconhecimento do trabalho reprodutivo (nele incluído o trabalho de cuidado com idosos) como trabalho.

Para ler mais:

Sobre o trabalho de cuidado de idosos e os limites do marxismo
leia mais

Compartilhe esse conteúdo!

Nota de Repúdio

O SINDAEN, vem por meio desta nota, expressar repúdio às práticas antissindicais, antiéticas e contrárias aos princípios democráticos adotadas pela Sanepar, principalmente pelos membros da

Leia mais »

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN