Saneparianos comprometidos

Neste momento, é importantíssimo que as trabalhadoras e os trabalhadores da Sanepar sejam parabenizados e reconhecidos pelo seu mérito, pois de forma direta ou indireta, se desdobraram na prestação de serviços para disponibilizar água à população de Maringá desde o dia 11 de janeiro, no intuito de restabelecer o abastecimento da cidade (ainda não concluído). O Sindaen sempre acredita na capacidade, na experiência e no conhecimento dos trabalhadores da empresa. Como já foi expressado à diretoria, não há necessidade dos consultores estratégicos na empresa. Mesmo em situações de emergência, é necessário observar as condições de trabalho.

No final do sábado (16), o sindicato tomou conhecimento de que a população – os usuários ou clientes – fez uma convocação (ainda sem um responsável definido) para uma manifestação popularno dia seguinte (17), em frente a Sanepar em Maringá. O Sindaen acompanhou de perto o protesto, já que ignorar não é a melhor estratégia.

12583691_10205339325137751_1086285693_n

Na manifestação, um morador do Jardim Real se apresentou como responsável pela concentração das pessoas no local.  A Sanepar abriu a entrada para a reunião de um grupo, da imprensa e o sindicato também fez questão de participar. Houve várias falas indignadas, pedindo indenização pela falta de abastecimento, solicitando água e pedindo a garantia de uma data para uma solução definitiva. O Sindaen reivindicou à assessoria da presidência da Sanepar e aos gerentes ali presentes, um aumento do volume de investimento na empresa e que o setor de atendimento aos clientes seja reforçado, bem como aos que fazem contato com a população,  a fim de terem ferramentas de solução e condições de receber a população, dar respostas à cobrança dos transtornos deste período difícil de desabastecimento.  Quanto ao investimento, a empresa informou que irá reforçar os poços existentes em Maringá.

12575890_10205339325417758_720280232_n

Embora a ocorrência seja rara, a demora no restabelecimento geral da água nas torneiras é uma oportunidade de rever a gestão, banir o “jogo de empurra” por “birras” políticas, ter humildade e somar forças das diversas unidades para fazer jus à colocação de segundo lugar no ranking do saneamento, como foi premiado o município de Maringá pelo prêmio da Organização Trata Brasil.

Mas o que ocorre, é que existem chefes e apoiadores alimentando a “rádio peão”, desmoralizando o Sindaen, com o objetivo de garantir sua comodidade. O importante é a sabedoria dos trabalhadores de não se travestir de patrão, pois no final sempre seremos trabalhadores.

No mais, defendemos a Sanepar, um bem do povo do Paraná e não a municipalização, que consequentemente se torna uma privatização. Se hoje já existem problemas, pior seria nas mãos de empresas privadas. Os trabalhadores devem estar em todas as instâncias: popular, Câmara, Prefeitura, ALEP, onde seja, para defender a Sanepar e tê-la melhor tanto fora quanto dentro.

Defender a Sanepar, valorizá-la e ter respeito é diferente de comungar, “puxar o saco”.

Juntos, população e Sanepar vão ganhar.

Diretoria do Sindaen