Sanepar apresenta proposta vergonhosa aos trabalhadores

Foram necessárias três reuniões com os sindicatos para que a Sanepar, através da Comissão de Relações Sindicais, apresentasse aos trabalhadores uma proposta no mínimo vergonhosa – de apenas repor as perdas da inflação equivalente a 11,08% – uma vez que a companhia obteve lucro líquido de 438 milhões de reais no último exercício (2015), representando aumento de 4% em relação ao anterior.

Além do bom resultado contábil, houve também significativo acréscimo no número de ligações de água e esgoto, e isso representa aumento da arrecadação e da receita de forma permanente, desconsiderando os reajustes tarifários que vêm ocorrendo periodicamente.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em Curitiba, o custo da cesta básica cresceu oficialmente 14,96%, tendo como principal causa o aumento do ICMS aplicado pelo governador Beto Richa em 90 mil itens.

O argumento usado pela Sanepar para não conceder ganho real aos trabalhadores foi o mesmo alegado nas duas reuniões anteriores e nas negociações do ano passado: a crise. Ainda pior: o Diretor Administrativo, Luciano Machado, contrariou as leis da lógica ao afirmar que o resultado contábil da empresa pode ter interpretações diferentes do que mostram os números, numa tentativa de convencer os dirigentes sindicais de que a companhia não está financeiramente bem. No entanto, tal discurso foi completamente diferente quando os ouvintes foram os acionistas, para os quais a diretoria comprovou que a Sanepar é um excelente negócio no presente e no futuro.

O Diretor alegou ainda que o Conselho de Controle das Empresas Estatais (CCEE) impõe regras que impossibilitam o avanço das negociações entre a Sanepar e os trabalhadores. Se a Sanepar resolver aumentar o repasse de dividendos aos acionistas, como já fez antes, o CCEE também vai se opor? Ou é mesmo somente o trabalhador que paga pela crise que supostamente atinge a Sanepar?

Os números expressam a realidade. A matemática é uma ciência exata. Lucro é resultado positivo, não há espaço para outra interpretação, e qualquer tentativa de faze-lo não passará de uma atitude maldosa e descabida de criar uma justificativa para a falta de valorização aos trabalhadores.

Sanepariano, após ter conhecimento do ótimo desempenho da Sanepar, fruto do esforço conjunto das trabalhadoras e dos trabalhadores, e do patrocínio que a companhia está fazendo ao campeonato paranaense de futebol – entre outros gastos desnecessários com publicidade – você acredita que a crise econômica possa afetar essa empresa que praticamente detém o monopólio na comercialização do produto mais importante e mais consumido no mundo, inviabilizando ganho real aceitável na sua remuneração?

Seguindo a deliberação de construção conjunta, na noite desta segunda-feira (18), o Sindaen, Sindael e Staemcp estarão reunidos em Londrina, e na terça-feira (19) outros sindicatos se reunirão no Coletivo Intersindical em Curitiba.

Se a diretoria da Sanepar não reconhecer a importância de seus empregados voluntariamente – o que tem sido claramente demonstrado – restará ao próprio trabalhador valorizar a si mesmo e usar as ferramentas de que dispõe para sensibilizar a empresa.

Segue anexa a minuta com a proposta da Sanepar enviada aos sindicatos.
Diretoria Sindaen