Sindicatos rejeitam proposta da Sanepar

Em reunião realizada ontem (18/04), em Londrina, dirigentes dos três Sindicatos que representam os trabalhadores e trabalhadoras da Sanepar (SINDAEL, SINDAEN e STAEMCP) analisaram a proposta apresentada pela empresa e decidiram não submeter a mesma em Assembleia por conter pontos que sequer foram discutidos e não trazer qualquer avanço em relação à pauta de reivindicações.
Este posicionamento das entidades será comunicado à Comissão de Negociação da Sanepar através de Manifesto de Repúdio, a ser protocolado junto à empresa. No documento, é solicitada a abertura de diálogo para negociar as reivindicações desta data base, o que ainda não ocorreu.
Um dos pontos que gerou maior descontentamento dos Sindicatos foi a inclusão de um Banco de Horas na proposta de acordo. Segundo Alexandre Schmerega Filho, presidente do SINDAEL, embora este Banco de Horas tenha sido feito com uma ou outra função, sua implantação para o conjunto dos trabalhadores nunca foi discutido na mesa de negociações.
“Eles querem enfiar isso goela abaixo dos trabalhadores e trabalhadoras. Não podemos aceitar essa manobra para deixar de pagar horas extras para quem atua em setores onde isto representa boa parte dos salários do pessoal”, defende.
Alexandre lembra que a compensação das horas proposta pela empresa não leva em conta os reflexos legais, como, por exemplo, os 100% de hora extra para quem trabalhar nos domingos.
O Manifesto assinado pelo SINDAEL, SINDAEN e STAEMCP também critica a ausência de possíveis “avanços” sinalizados pela Comissão de Negociação. Dentre eles está o horário flexível e o valor irrisório do Vale Lanche.
Na reunião com os Sindicatos, a Comissão chegou a sinalizar com um reajuste do Vale Lanche com base no IPCA, que é maior do que o do INPC, mas nem isso consta da proposta. Com valor atual de R$ 2,69, a proposta prevê um aumento de apenas R$ 0,31, propondo o repasse de R$ 3,00.
“Isso aí não dá pra comprar nenhuma coxinha. Além de lutar por um valor decente para o Vale Lanche, também queremos que este direito seja estendido a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Sanepar”, ressalta Vera Lucia Pedroso Nogueira, presidente do SINDAEN.
Para Vera, o Vale Lanche deve atender as necessidades fisiológicas de todos, independentemente de realizarem atividades pesadas na rua ou estressantes nos escritórios da Sanepar. “Todo mundo tem necessidade de tomar um lanche à tarde e a empresa tem obrigação de fornecer isso”, cobra.
A presidente do SINDAEN também acredita que a Sanepar não tem justificativa para negar aumento real nos salários, levando em conta que o lucro de 2015 registrou crescimento de 4%. “Todos os anos a diretoria reajusta a tarifa com índice superior ao da inflação, por que então não repassar uma parcela disso para o pessoal, como forma de incentivo e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras”, sugere.
Corte de direitos
A falta de respeito da Sanepar na condução das negociações deste ano também é criticada por Aldeir Molin, presidente do STAEMCP. Aldeir disse que essa proposta de acordo, além de não trazer avanços, retira direitos dos trabalhadores.
“Há mais de 10 anos a Sanepar tem feito o repasse da Taxa Assistencial aos Sindicatos, deixando de descontar esta contribuição dos salários do pessoal. Agora, sem qualquer discussão, a diretoria retirou este direito previsto nos Acordos Coletivos anteriores, o que significa que pretende descontar isso dos trabalhadores e trabalhadoras”, avalia.
Para o presidente do STAEMCP, a empresa precisa reconhecer o papel dos trabalhadores na construção do lucro de R$ 438 milhões obtidos no ano passado. “Nós queremos aumento real nos salários, melhorias no PCCR e uma política interna de valorização de quem realmente trabalha para elevar o nome da Sanepar”, finaliza Aldeir.

Ofício dos sindicatos para a Sanepar