NOVA PROPOSTA DA SANEPAR FRUSTRA SINDICALISTAS

Mais uma vez, a Comissão de Negociação da Sanepar frustrou as expectativas dos trabalhadores e trabalhadoras no sentido de apresentar uma proposta que se aproxime das reivindicações da Campanha Salarial 2016, pois, o que mais se esperava – tanto pelos sindicalistas quanto pelos Saneparianos – não foi contemplado: ganho real na remuneração.

Em reunião realizada ontem (04/05), na sala de reuniões da sede da GGND em Londrina, ratificaram a nova proposta enviada por mensagem eletrônica na terça-feira, ou seja, apenas 12,86% de reajuste no vale-alimentação e alteração no vale-lanche de R$2,69 para R$6,00. Nada de ganho real na remuneração, e nenhum avanço no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

Os sindicalistas criticaram a falta de discussão em torno das reivindicações e lembraram aos membros da Comissão de Relações Sindicais os diversos fatores que deveriam ser observados para a elaboração de uma proposta coerente. Dentre esses fatores, está o lucro líquido de R$ 438 milhões no resultado do ano passado, valor este que representa crescimento de 4% em comparação com 2014.

“Se a empresa tem condições de conceder dividendos cada vez maiores aos acionistas, duas vezes por ano, por que não teria então como fazer o mesmo para os trabalhadores e trabalhadoras?”, questiona Alexandre Schmerega Filho, presidente do Sindael.

Em sua fala, a presidente do Sindaen, Vera Nogueira, demonstrou indignação pela maneira como a Sanepar vem conduzindo as negociações de Acordos Coletivos, desrespeitando a data-base para muito tempo depois oferecer apenas a reposição da inflação. “Repor a inflação do período não é negociação, uma vez que isso é o mínimo que deve ser feito, o que os Saneparianos querem, precisam, e merecem, é ganho real, que assegura poder compra hoje e refletirá na aposentadoria futuramente”, insistiu Vera.

O dirigente do Sindaen, Aguinaldo Borges, destacou que nessa proposta não há melhoria significativa alguma, e reforçou duramente a necessidade de ganho real nos salários, defendida pelos sindicatos presentes na reunião.

Apesar de os sindicatos considerarem a proposta muito ruim, os trâmites para realização das assembléias estão sendo providenciados, a decisão agora é dos Saneparianos da base.