Nas última semanas, a diretoria do Sindaen realizou diversas reuniões com os trabalhadores das ETAs para discutir sobre a escala de revezamento e demais assuntos do setor. Os diretores estiveram presentes em Cianorte, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí. Ainda haverá visitas em outras cidades da região nesta semana.
Uma das principais pautas é a escala 6×4, que para a realidade dos trabalhadores não é adequada, pois o funcionário trabalha em turnos de oito horas e descansa quatro dias. Ocorre dessa forma:
Das 7 horas às 15 horas
Das 15 horas às 23 horas
Das 23 horas às 7 horas
Cada dia um horário diferente em turnos com uma hora para refeição.
Na folga de quatro dias, consideram dois dias de compensação e dois dias de folga – o que é ruim, pois funciona como um banco de horas dentro da escala. Dessa maneira, perde-se o pagamento de horas extras e o trabalhador fica ainda mais horas contínuas exposto aos agentes insalubres.
Conforme análise de trabalhadores da Eta de Umuarama, comparando a escala 5×1 e esta 6×4, na escala 5×1 folga-se 36 horas a mais no mês, recebe todas as horas extras e o trabalhador fica exposto 6h15 contínuas aos agentes insalubres.