Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

Diretoria conversa com trabalhadores sobre escala de revezamento

Nas última semanas, a diretoria do Sindaen realizou diversas reuniões com os trabalhadores das ETAs para discutir sobre a escala de revezamento e demais assuntos do setor. Os diretores estiveram presentes em Cianorte, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí. Ainda haverá visitas em outras cidades da região nesta semana.
Uma das principais pautas é a escala 6×4, que para a realidade dos trabalhadores não é adequada, pois o funcionário trabalha em turnos de oito horas e descansa quatro dias. Ocorre dessa forma:

Das 7 horas às 15 horas
Das 15 horas às 23 horas
Das 23 horas às 7 horas

Cada dia um horário diferente em turnos com uma hora para refeição.

Na folga de quatro dias, consideram dois dias de compensação e dois dias de folga – o que é ruim, pois funciona como um banco de horas dentro da escala. Dessa maneira, perde-se o pagamento de horas extras e o trabalhador fica ainda mais horas contínuas exposto aos agentes insalubres.
Conforme análise de trabalhadores da Eta de Umuarama, comparando a escala 5×1 e esta 6×4, na escala 5×1 folga-se 36 horas a mais no mês, recebe todas as horas extras e o trabalhador fica exposto 6h15 contínuas aos agentes insalubres.

WhatsApp Image 2017-01-21 at 09.00.46

WhatsApp Image 2017-01-21 at 09.00.44

Compartilhe esse conteúdo!

Nota de Repúdio

O SINDAEN, vem por meio desta nota, expressar repúdio às práticas antissindicais, antiéticas e contrárias aos princípios democráticos adotadas pela Sanepar, principalmente pelos membros da

Leia mais »

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN