Proposta do ACT feita pela Sanepar é frustrante

Aparentemente a Sanepar desconhece a realidade dos seus trabalhadores. Após meses de intransigência e alguns milhões de reais investidos em publicidade, a empresa mais uma vez não atende as necessidades da categoria. Se levar em conta que a companhia teve um lucro líquido crescente de 43%, passando de R$ 438,4 milhões (2015) para R$626,8 milhões (2016), chegar na mesa de negociação com proposta de reajuste de apenas os índices do INPC (4,69%) no salário dos saneparianos pode ser considerada uma piada de péssimo gosto.
Representantes do Sindaen, Saemac, Sindael e Staemcp participaram da mesa de negociação com a empresa nesta sexta-feira (31). Os sindicatos acreditavam que após chegar ao quarto ano consecutivo sem receber aumento real, além de ter um aumento de produtividade no trabalho de 10% em 2016 (segundo dados do Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), este ano haveria um reconhecimento.
A expectativa do trabalhador se justifica não só pelos números positivos nos resultados da empresa, mas principalmente pelo esforço coletivo de todos os saneparianos em fazer da Sanepar uma referência no mercado. Mas os número, na prática, não são repassados aos trabalhadores, pois de 1994 até fevereiro de 2016 há um acúmulo histórico de perda salarial. O índice de prejuízo chega aos 14,81%, de acordo com o Dieese. Ou seja, são valores que não foram repassados aos trabalhadores.
Durante a reunião, os sindicatos apresentaram as seguintes contrapropostas (além de manter as conquistas dos anos anteriores): melhorias no vale alimentação e reforço alimentar, com reajuste tendo como base o índice inflacionário medido na capital paranaense (alimentação fora do domicílio); assim como o avanço no ganho real, fixação de um piso salarial para a gratificação de férias e correção do abano linear pelo INPC.
Segue proposta apresentada pela Sanepar:
PROPOSTA
a) Correção salarial – INPC do período = 4,69% (março/2017);
Salários iniciais:
• Operacional R$ 1.620,26
• Técnico R$ 2.817,82
• Profissional R$ 4.956,55
• Engenheiros (piso legal) e demais categorias abrangidas pela Lei 4.950-A/66)
b) Gratificação de férias: 1/3 constitucional + 1⁄2 piso do salário de ingresso da Carreira de Nível Médio – R$ 810,12 (março/2017);
c) Vale Alimentação de R$ 986,94 para R$ 1.033,22, mantido o desconto de 3%por parte do empregado (março/2017);
d) Vale Alimentação extra no mês de dezembro/2017 de R$ 986,94 para R$1.033,22, mantido o desconto de 3% por parte do empregado;
e) Vale alimentação para os trabalhadores lotados no litoral, na temporada de férias, valor de uma carga no mês de Janeiro/2017, equivalente a R$ 1.033,22, mantido o desconto de 3% por parte do empregado;
f) Vale lanche de R$ 6,00 para R$ 6,28 mantido o desconto de 3% por parte doempregado;
g) Auxílio creche, conforme norma interna, no valor de R$ 614,90, para períodointegral e R$ 307,44 para meio período (março/2017);
h) abono indenizatório de 1,1 remuneração base (conforme ACT anterior) – parte fixa em R$ 2.212,80;
i) fracionamento de férias:
• 11/12/2017 a 22/12/2017
• 18/12/2017 a 29/12/2017
• 26/12/2017 a 05/01/2018
j) Horário móvel
k) Banco de horas (Através de termo aditivo)
l) Ficarão mantidas as seguintes conquistas anteriores:
– data-base (1o de março)
– jornada de trabalho
– compensação de jornada
– indenização para instrutores de treinamento
– adicional de insalubridade
– adicional de penosidade
– benefício social (kit natal)
– qualificação profissional
– escala de trabalho (6×4)
– assistência jurídica aos empregados
– adicional regional de habitação Foz do Iguaçu
– data de pagamento
– reuniões
– adiantamento de férias
– liberação de dirigente sindical
– descontos salariais
– ampliação da licença maternidade
– ampliação da licença paternidade
– comissão paritária
– vigência e abrangência (12 meses)
– revogação
– foro
– cláusulas específicas a cada Sindicato
m) Não renovação da cláusula do Fundo Assistencial
Ao final da reunião, os sindicatos verbalizaram uma contraproposta de melhoria que será protocolada na segunda-feira (3). Após protocolo faremos divulgação.
Proposta Sanepar - 1
Proposta Sanepar - 2