13 de maio: 129 anos passados da abolição demonstram que há muito a se avançar no Brasil

A abolição da escravidão no Brasil libertou os negros das senzalas mas os aprisionou na miséria e desabono social, uma vez que eles não tinham estrutura para manterem suas famílias. Não há o que comemorar no dia 13 de maio, pois a liberdade não é um presente e sim um direito. Cento e vinte e nove anos se passaram desde a assinatura da Lei Áurea e continua existindo em nosso país relações raciais muito assimétricas, com camadas populares majoritariamente formadas por negros condenadas à exclusão social. Levantamentos da ONU mostram, por exemplo, que 70% das pessoas que vivem em situação de extrema pobreza no Brasil são negros e que o salário médio da população negra no país é 2,4 vezes mais baixo que o dos brancos. Além disso, 80% dos analfabetos brasileiros são negros e mais de 40% das vítimas de homicídios no país são negros de 15 e 29 anos. Estes são apenas alguns dados, há muitos outros.

Os Governos Temer e Richa estão escravizando a classe trabalhadora com suas medidas antipopulares. No Plano Nacional, Michel Temer e o Governo querem aprovar a Reforma da Previdência e Trabalhista, aumentando o tempo de contribuição para se aposentar de 35 anos de serviço para 49 anos, gerando consequências como desemprego de jovens e adultos; e fazendo com que os trabalhadores percam seus direitos conquistados com o fruto de muita luta. No Plano Estadual, Richa aumentou tarifas de água, luz, do Detran em um percentual muito acima da inflação, para sustentar inúmeros cargos de confiança.

Políticas afirmativas – com ou sem recorte específico de raça – ajudam a reduzir essas disparidades, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Por tudo isso, 13 de maio deve ser um dia de luta e consciência, muito mais do que de comemoração.

Dados: http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/enem/2016/05/13/noticia-especial-enem,762306/128-anos-da-abolicao-da-escravidao-no-brasil.shtml