Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

Fórum alternativo da água define calendário de lutas em SP

Os movimentos sociais e sindical que integram o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) definiram a agenda de ações em São Paulo para o próximo período. O calendário foi construído no dia 7 de dezembro, durante reunião do movimento.

No encontro, que teve a participação da Secretaria de Meio Ambiente da CUT-SP, foram debatidas as conjunturas nacional e paulista relacionada à água, bem como a organização de atividades e mobilizações no estado.

Após as exposições sobre as estratégias do capital para a apropriação e mercantilização da água (com espoliação de reservas naturais, redução de soberania popular e violação de direitos) e sobre o atual estágio de organização do Fama, foi estabelecido coletivamente um calendário de ações em todo o estado de São Paulo: rodas de conversa, cine debate, estabelecimento de comitês locais, encontros regionais, panfletagens, intervenções no carnaval, entre outras ações que visem a promoção do direito à água e a articulação para o Fama, que será realizado em Brasília, em março de 2018.

Foi deliberado, também, a realização de um grande ato pelo Direito à Água em São Paulo, no Dia Mundial da Água, 22 de março de 2018: dia em que haverão grandes mobilizações em todo o país, bem como será o dia de encerramento do Fama.

Para Solange Cristina Ribeiro, secretária de Meio Ambiente da CUT-SP, “é necessário que todos os trabalhadores e as trabalhadores se engajem na construção do Fama, que irá fazer a resistência ao discurso privatista do Fórum Mundial da Água, que também é chamado de ‘Fórum das Corporações’, já que ele é dominado por empresas que dominam 75% do mercado mundial da água e que vem privatizando os sistemas públicos de água e esgoto mundo afora.”

De acordo com a dirigente, “a água é um bem coletivo e direito humano essencial que não pode ser usado como fonte de lucro para enriquecer alguns poucos grupos poderosos enquanto o povo fica sujeito a esgoto a céu aberto e a falta de água, como em Correntina, na Bahia, ou em São Paulo, durante a crise hídrica”.

 

Fonte: https://cut.org.br/noticias/forum-alternativo-da-agua-define-calendario-de-lutas-em-sp-3f5b/

Compartilhe esse conteúdo!

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN