Garantia do ACT e avanços foram as pautas principais na reunião entre sindicatos e presidente da Sanepar

O Sindaen, juntamente com o Sindael, Saemac e Staemcp participaram na última quinta-feira (21) da reunião com o presidente da Sanepar, Cláudio Stábile, em Curitiba.

Na ocasião, foram ratificadas as reivindicações da manutenção de todas as cláusulas do ACT e a garantia de que as negociações ocorram objetivando avanços.  Com boa disposição, o presidente Stábile afirmou que não está na Sanepar para retirar direitos e fará o possível para avançar, mas tem gratificações com pessoas sem produtividade e isto não deverá continuar. Durante a conversa, Stábile reconheceu o profissionalismo dos saneparianos e disse acreditar que muitos poderão contribuir caso seja dada a oportunidade e tiverem boa vontade.
Stábile também exemplificou a possibilidade de mais eficiência na elaboração de projetos e que pelo profissionalismo na Sanepar não é necessário pagar terceiros para isto.

vera

A presidenta do Sindaen, Vera Nogueira, sugeriu a elaboração de projetos com equipe multifuncional, envolvendo engenharia, técnicos e operação. Segundo ela, desta forma é trabalhada a transversalidade dos processos. “Assim se evita investir milhões posteriormente tentando resolver obras que funcionam mal, decorrentes de projetos inviáveis e que pela experiência dos trabalhadores, fazem funcionar com as conhecidas ‘gambiarras'”.

Os sindicatos reivindicaram que sejam encontradas formas de reduzir o comprometimento salarial dos trabalhadores, pois os salários são baixos e precisam de valorização e menos descontos. Na oportunidade, Vera mostrou preocupação com os milhões para a CSBios Energia, que teve repercussão negativa na mídia. “Embora no nosso trabalho tenha caixa d’água, não concordamos com o ‘ladrão'”, afirmou.
O presidente Stábile alegou que não é candidato a nada, preza pelo profissionalismo e admitiu que houveram problemas, mas deverá funcionar dentro da legalidade e com resultados. Além disso, exigiu aporte da CSBios Energia, que injetou 2 milhões naquela semana e deverá injetar mais 3 milhões em março. Ainda deixou um canal aberto para os sindicatos e para os trabalhadores.

Embora uma reunião com palavras amistosas, as ações é que dirão para que Stábile veio. Nós trabalhadores sabemos que nada vem de graça. Precisamos estar atentos e juntos buscando melhorias.