ACT 2019/2020: Sindicatos pressionam por respostas

Como é de conhecimento de todos, os sindicatos majoritários não estão medindo esforços na busca de soluções que visam agilizar o andamento do processo de negociação para renovação do ACT 2019/2020 – inclusive com a busca de apoio externo.

Nesta terça-feira (21), os sindicatos protocolaram um ofício junto à Sanepar dando o prazo para a apresentação de uma proposta até o último dia deste mês de maio, com a possibilidade de paralisação caso isso não ocorra.

D72D9A5F-370A-4D1B-AA82-E9065D1BF0C8

Já nesta quarta-feira, dia 22, a situação que já perdura por quase meio ano teve alguns avanços bastante significativos e, graças à articulação das lideranças sindicais realizada junto ao líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), foi realizada uma reunião entre os majoritários e o subchefe da Casa Civil, Alexandre Guimarães, o qual prontamente se inteirou do assunto e se mostrou surpreso com a demora da aprovação da CCEE – uma vez que a proposta foi construída de forma unificada entre os sindicatos e a empresa, o que deveria tornar este processo mais rápido e menos burocrático. Guimarães se prontificou, então, em viabilizar uma reunião entre o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, para desenrolar o Acordo Coletivo.

Ainda em reunião no dia de ontem, a diretora administrativa da Sanepar, Priscila Brunetta, demonstrou preocupação com a situação e disse que assim que recebeu o ofício informando do prazo dado pelas entidades sindicais o repassou tanto ao presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, quando ao chefe da Casa Civil do Estado. Afirmou ainda que na manhã de hoje toda a diretoria estará reunida no entorno desta questão a fim de que, no máximo na semana que vem, seja possível apresentar uma proposta referente ao Acordo.

De qualquer forma as entidades sindicais majoritárias (Sindaen, Saemac, Sindael e Staemcp) juntamente com o Siquim, representando os técnicos, se reuniram para retirar alguns encaminhamentos e caso não haja um posicionamento concreto da Sanepar até o dia 31 de maio, no dia 3 de junho, tanto a SANEPAR como os órgãos oficiais – entre eles o Ministério do Trabalho – serão notificados sobre a paralisação geral e na sequência os trabalhadores serão informados sobre os próximos passos.

Pedimos a colaboração dos companheiros trabalhadores para que fiquem atentos e, caso necessário, se mobilizem de forma massiva. Este é um assunto de interesse de todos já que envolve reajustes salariais e a manutenção ou implantação de benefícios que visam à garantia de melhores condições de trabalho, saúde e vida além de assegurar o respeito e a valorização que lhes é de direito pelo bom trabalho de desempenham no exercício de suas funções.