ACT 2019/2020: proposta da empresa é apresentada com corte do abono indenizatório

Nesta quarta-feira (5), em reunião realizada em Curitiba entre as entidades sindicais majoritárias (Sindaen, Saemac, Sindael e Staemcp) e a Sanepar, a diretoria da empresa retornou a proposta de apreciação aprovada pela CCEE (Conselho de Controle das Empresas Estaduais).

vera

Como se já não bastassem todos os ataques aos direitos que o trabalhador está sofrendo nos últimos meses – que ocorrem simultaneamente aos ataques às entidades sindicais, o sanepariano acumula mais esta perda. Hoje sentimos na pele esse descaso com a classe trabalhadora por parte do Governo do Estado. A CCEE, que é um conselho indicado pelo Governo do Estado, definiu pelo CORTE do ABONO COMPENSATÓRIO DE FINAL DE ANO, que é constituído de 110% do salário mais o valor fixo. Estão acabando com direitos que foram construídos ao longo dos anos – através de muita luta e negociação – sem ao menos uma justificativa.

Trabalhadores, é hora de mostrar para o governo e para a diretoria da empresa, a força e união dos saneparianos. Não podemos aceitar qualquer tipo de retrocesso em nosso acordo coletivo, pois as conquistas ao longo desses anos não foram nada fáceis. São fruto da dedicação e do empenho dos trabalhadores.

Para o trabalhador sanepariano, nada nunca veio de graça, já que a empresa sempre usa uma rubrica para compensar outra. Se hoje o abono compensatório existe, foi para compensar parte das perdas salarias acumuladas ao longo dos anos.

As entidades sindicais se colocam contrárias a qualquer tipo de corte que ocorra em nosso ACT. Devemos deixar claro que qualquer adjetivação como “suspensão”, tem como real significado “CORTE”.