Quem é o “centrão” que tanto se fala?

O Congresso Nacional é formado por parlamentares de todo o país: senadores e deputados federais de cada Estado formam esse importante poder da política nacional. Nas votações, o Congresso acaba sendo dividido por variados grupos que se unem para a votação de cada pauta. Ou seja, esses grupos não se dividem simplesmente em parlamentares do governo versus oposição. Existem diversas “causas” que unem determinados deputados federais ou senadores, como já conhecemos a bancada ruralista – que defende as pautas do agronegócio, ou a bancada da bíblia, formada por religiosos mais extremistas, entre outras. Mas para além dessas duas formas mais simplistas de divisão, existe um grupo que não é tão caracterizado por suas pautas ou ideologias, mas que se une para se aliar ou não ao presidente: o “centrão”.

Atualmente, o “centrão” é formado por praticamente metade dos congressistas, que não se posicionam como governistas ou mesmo como oposição.

Segundo o site Politize, “o termo ‘centrão’ não é novo. Ele foi usado para designar os parlamentares que formavam maioria na Assembleia Constituinte que deu origem à atual Constituição, em 1988. Porém, a palavra passou a ser usada novamente para dar nome a algo totalmente diferente”.

A matéria também explica quando o termo se popularizou: “O Centrão atual passou a ter destaque a partir de 2014, quando, sob o comando de Eduardo Cunha (MDB-RJ), atuou para elegê-lo presidente da Câmara dos Deputados.

Ele é, basicamente, um grupo formado por 170 a 220 deputados (segundo as estimativas) de diferentes partidos, que se unem para conseguir maior influência no parlamento e defender, de modo conjunto, seus interesses.

Atualmente, ele é formado por parlamentares do PP (40 deputados), Republicanos (31), Solidariedade (14) e PTB (12). Este seria o “Centrão oficial”, mas, em certos momentos, são somados o PSD (36 deputados), MDB (34), DEM (28), PROS (10), PSC (9), Avante (7) e Patriota (6)”.

O portal g1 definiu os principais personagens do atual centrão do Congresso Nacional:

“Na linha de frente, estão o líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL), o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PP-PI), o líder do PL na Câmara, Wellington Roberto (PB), e o ex-presidente da legenda Valdemar Costa Neto, condenado e preso no esquema do mensalão e uma das principais lideranças do partido.

Entre os principais articuladores do Centrão estão ainda o vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, e o presidente do Solidariedade, o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), conhecido como Paulinho da Força. Presidente do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, também condenado no escândalo do mensalão, passou recentemente a ser um dos principais defensores do presidente Bolsonaro.”

Só que para se posicionar a favor do governo nas votações, o centrão faz diversos acordos questionáveis. Por exemplo, segundo o jornal Correio Brasiliense, o “centrão abocanhou R$ 2,8 bi das emendas do orçamento secreto”.

“Os parlamentares dos três dos maiores partidos do Centrão no Congresso — Partido Liberal, Progressistas e Republicanos — abocanharam R$ 2.855.108.585,74 das verbas para as emendas de relator (as RP9), que compõem o chamado “Orçamento secreto”. O levantamento feito pelo Correio se baseia nos documentos enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, em resposta ao pedido de detalhamento da liberação dos recursos, de 2020 e 2021, determinado pela ministra Rosa Weber.”

Portanto, sempre leve em consideração o partido que os candidatos que você vai votar nesses eleições pertencem e não apenas as pessoas que você escolheu.

Fontes: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/29/entenda-o-que-e-o-centrao-bloco-na-camara-do-qual-bolsonaro-tenta-se-aproximar.ghtml#aoh=16620467177006&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fpolitica%2Fnoticia%2F2020%2F04%2F29%2Fentenda-o-que-e-o-centrao-bloco-na-camara-do-qual-bolsonaro-tenta-se-aproximar.ghtml