Fusan: quem vai arcar com o prejuízo?

Nas últimas semanas, os(as) saneparianos(as) foram pegos de surpresa com um e-mail da Fundação Sanepar (Fusan) sobre um déficit no plano de encerramento de 2021. No texto, responsáveis pela Fusan justificam que este foi um problema de todos os fundos previdenciários, causados pela pandemia do Covid-19. Também explicam as medidas tomadas pela entidade para evitar danos financeiros maiores.
Para cobrir o tal déficit, a diretoria propôs a utilização de recursos do Fundo Coletivo de Desligamento, salvando as contas de 2021.
Este déficit provavelmente já era conhecido desde o início do ano passado, pois deveria ter sido aprovado durante o ano de 2022 para a vigência de 2023. A medida já foi submetida aos órgãos deliberativos sem qualquer discussão com os trabalhadores.
O Fundo Coletivo de Desligamento foi composto por parte da contribuição dos trabalhadores – como uma segurança para garantir o bom funcionamento da instituição em caso de alguma crise externa ou de abandono da contribuição por um grande número de trabalhadores. Uma espécie de seguro apenas para situações excepcionais.
Mas o que levou a situação atual foram decisões ruins na política de investimentos, quando lançaram mão do fundo para cobrir investimentos em carteiras arriscadas. Isto é como um assalto ao bolso dos contribuintes.
Por fim, essa semana os trabalhadores ainda receberam a notícia de que a diretoria da Fusan colocou a sede da instituição a venda. O anúncio com fotos e informações sobre o prédio estava em sites de imobiliárias, a disposição de possíveis compradores.
É muito triste o que tem acontecido com uma organização tão valorizada e bravamente construída por cada um dos trabalhadores.