“Enquanto a tarifa de energia elétrica é reduzida pelo governo federal, o governo do Paraná aumenta mais uma vez a conta de água dos paranaenses. Na lógica deste governo, a Sanepar tem que dar lucro de qualquer jeito, mesmo que seja tirando o couro da população”, disse o deputado estadual Tadeu Veneri (PR) ao comentar, nesta quarta-feira, o reajuste de 10,38% na tarifa de água e esgoto da Sanepar.
A nova correção na tarifa atende aos interesses dos acionistas privados da Sanepar, disse Veneri, lembrando que é o segundo aumento em um ano. Veneri observou que a decisão de Beto Richa (PSDB) em 2011, de aumentar de 25% para 50% os dividendos dos sócios privados da empresa, está encarecendo cada vez mais a água que abastece os paranaenses.
Cálculo feito pela assessoria da bancada de Oposição mostra que, desde a posse de Beto Richa no primeiro mandato em 2011, o reajuste acumulado da tarifa de água e esgoto está em 104,6%.
Para Veneri, a redução da tarifa de energia teria que repercutir na tarifa de água. “Se a energia é um dos insumos que levantam o custo da água, agora o momento seria de redução da tarifa de água”, disse.
Fonte: Assessoria Tadeu Veneri