Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

Parábens, Saneparianos e Saneparianas pelo dia do Trabalhador!

O Sindaen deseja a todos os trabalhadores do saneamento neste 1º de maio um feliz dia do trabalhador.

A data se tornou um feriado internacional após trabalhadores da cidade de Chicago (EUA) irem às ruas se manifestar reivindicando direitos e melhores condições de trabalho, serem reprimidos pela policia e por milícias pagas pelos patrões no ano de 1886. Alguns trabalhadores foram presos e outros chegaram a ser mortos. Um grande movimento se iniciou depois disso, em solidariedade com a causa.  Assim surgiu o 1º DE MAIO como DIA DE LUTA, simbolizando a luta por melhores condições de trabalho e salários dignos, não os famosos shows com artistas e outros assistencialismos.

Infelizmente, no momento os trabalhadores não têm muito o que comemorar neste dia, por conta da atual conjuntura do Brasil e do Mundo. A Sanepar, por exemplo, justifica que a crise atingiu a empresa e por isso, não quer conceder aumento real nos salários dos trabalhadores. O argumento não é válido, pois como uma empresa que lucrou R$ 438 milhões no ano de 2015  (bons resultados financeiros admitidos inclusive pelos próprios diretores e gestores) e subiu a tarifa de água 30%, quer apenas repor a inflação do período (11,08%? Outro detalhe: a Sanepar está patrocinando o Campeonato Paranaense de Futebol.

No cenário nacional, a direita e forças conservadoras estão querendo retomar seu projeto de poder neoliberal que privatizou varias empresas públicas de forma nem sempre transparente (Embratel, Banestado, Vale do Rio Doce, Banespa, entre outras.) para desmontar o Estado Público e aproveitar nossas riquezas e potencial produtivo.

Os Grandes grupos empresariais querem aprovar no Congresso Nacional, 55 projetos de lei que têm por objetivo retirar direitos trabalhistas previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e até na Constituição Federal. Querem acabar inclusive com o movimento sindical para estabelecer a livre negociação, sabendo que o trabalhador (lado mais fraco) não terá condições de se opor aos interesses do patrão (lado mais forte).

Outra intenção é aprovar o PLC 4330/04, que regulamenta a terceirização em todas as atividades numa tentativa de acabar com o emprego formal (Carteira assinada) e assim se livrar das responsabilidades de pagar direitos essenciais, como férias, 13º salário, Plano de Saúde, Auxílio-alimentação, dentre outros benefícios e auxílios. Perderá com isso toda a sociedade, por que terceirização significa calote nos chamados encargos sociais e impostos necessários para que o Governo Federal mantenha benefícios essenciais para a população.

Nós trabalhadores, devemos nos unir e lutar contra esse retrocesso contra os nossos direitos. Vamos assegurar qualidade de vida a todos os trabalhadores, trabalhadoras e suas famílias. A luta e a resistência é sempre necessária.

 

Diretoria do Sindaen

 

sindaen_dia_do_trabalho_2016

Compartilhe esse conteúdo!

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN