Ibama aplica R$ 300 milhões em multas à Sanepar pela poluição de rios

O Ibama aplicou cerca de R$ 300 milhões multas à Sanepar pelo despejo irregular de esgoto em rios do Paraná. O órgão está movendo 16 ações civis públicas contra a empresa por danos causados ao meio ambiente.

De acordo com o site Paraná Portal, em 2012, a Polícia Federal prendeu sete pessoas e indiciou 40 funcionários e diretores da Sanepar pela poluição do Rio Iguaçu. Apesar de todos terem sido inocentados na Justiça, a empresa ainda pode ser responsabilizada. Na época, segundo informou o Portal, a PF chamou a Sanepar de “empresa de fachada”.

O superintendente do Ibama, Vinícius Carlos Freire, afirmou que o problema é antigo e nunca foi resolvido, apesar das ações feitas pelo órgão. “Muitas das notificações que emitimos foram feitas a partir das medições internas deles, ou seja, a empresa sabe da situação”, disse Vinícius.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, rebate as acusações do Ibama dizendo que no Alto Iguaçu (área perto de Curitiba) a empresa tem licença para despejar 10,433 milhões de quilogramas de D.B.O (Demanda Bioquímica de Oxigênio, o esgoto tratado) por ano, mas emite menos que isso — 7,327 milhões.

“Ainda teríamos uma margem para despejar mais, mas o Ibama fala que em apenas um dia ultrapassou o limite (diário). Nesse dia pode ter chovido demais”, argumentou Glauco. Ele alegou que nos últimos anos a Sanepar reduziu em 15% os despejos no Alto Iguaçu e que a diretoria está aberta ao diálogo.

Já o superintendente do Ibama afirma que sempre esteve aberto para negociações, mas a Sanepar nunca apresentou uma proposta para reduzir os níveis da poluição nos rios do Estado.

Fonte: http://sindael.com.br/2016/07/01/ibama-aplica-multas-de-r-300-milhoes-a-sanepar-pelo-poluicao-de-rios/