Andamento do processo do ACT

Considerando os resultados positivos da Sanepar, ressaltados na reunião exclusiva para os acionistas neste ano – conforme divulgado no Diálogo nº 451, de abril (abaixo):
  • Receita Operacional líquida R$ 2,9 bilhões;
  • Lucro Líquido R$ 438 milhões;
  • Investimentos: R$ 795 milhões;
  • Aumento de economias de água: 95 mil;
  • Aumento de economias de esgoto:  134 mil.
E com a promessa de valorização feita pelo governador e pela Sanepar aos trabalhadores(as), a maioria disse “não” à proposta da estatal que oferece somente o INPC de 11,08%. Principalmente devido a categoria do nível médio sofrer maior impacto do custo de vida, sendo os menores salários e em condições menos favoráveis.

Como está agora?
Com as seguidas negativas da Sanepar e a greve dos trabalhadores, o Saemac, Sindael, Sindaen e Staemcp recorreram ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Embora a procuradora Renée Araújo Machado tenha expressado na audiência com o Sindaen e o Staemcp (no dia 16 de junho deste ano) a importância de todas as entidades estarem no mesmo processo, isto não ocorreu. O Saemac está em um processo de dissídio no TRT, o Sindael está em outro processo de dissídio também no TRT e terá audiência nesta quarta-feira (6) e o Sindaen está junto com o Staemcp no MPT, sem dissídio, aguardando o despacho da procuradora. O Staemcp está realizando novamente assembléia.

Como ficamos?
De qualquer forma a procuradora fará o despacho, não tendo ainda data definida. Não dá para saber qual será o conteúdo, mesmo com a boa fala na audiência. A decisão do Staemcp de reencaminhar para assembléia altera o cenário.

O Sindaen convocou seus diretores para reunião no sábado (9) e o ACT está na pauta.

Lembrete: O PCCR e PPR não são atrelados ao ACT, são processos distintos.

Luta e resistência são para os comprometidos com a Classe Trabalhadora!