Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil.

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida dos seres humanos.

Tradicionalmente, no Dia das Crianças os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os jovens.

Em alguns países, como Portugal, por exemplo, as crianças são homenageadas em 1 de junho, data conhecida como Dia Internacional da Criança.

Origem do Dia das Crianças

A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto de Lei nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

No entanto, o dia ganhou maior popularidade a partir de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a “Semana do Bebê Robusto” (como uma estratégia para aumentar as suas vendas). A  partir deste momento, a data passou a ser marcada pela oferta de presentes as crianças, principalmente brinquedos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criançaé celebrado em 20 de novembro, em homenagem a data da aprovação daDeclaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959.

Dicas de Presentes para o Dia das Crianças

Por norma, nesta data, os adultos costumam oferecer presentes para as crianças, principalmente brinquedos e demais objetos ligados ao entretenimento dos mais jovens. Algumas dicas de presentes criativos e que podem ser uma alternativa para os tradicionais modelos capitalistas são:

• Uma boneca feita de pano (convide a criança a participar da criação da boneca, ensinando-a a fazer);
  • Um carrinho feito de madeira (convide a criança a participar do processo de criação):
  • Um passeio para o local favorito da criança;
  • Um “passe livre” para que possa fazer um acampamento na sala de estar com os amigos;
  • Redecorar o quarto da criança com o motivo preferido dela (super-heróis, princesas e etc, por exemplo);
  • Uma bicicleta, um patinete ou um patins;
  • Uma bola ou equipamento do esporte preferido da criança.

As Crianças e Situação Atual do Brasil

Perguntamos a você, que está lendo essa mensagem, qual será o futuro dessas crianças de hoje???? Crianças que estão correndo risco de estudar o Ensino Médio, sem matérias importantes como Artes, Educação Física, entre outras matérias. Crianças que exercem trabalho escravo em certos lugares do país. Crianças que terão que começar a trabalhar cedo para se aposentar com 65 anos.