Governo Richa pretende vender R$ 1,3 bi em ações da Sanepar ainda em 2016

O governo Beto Richa (PSDB) pretende vender ainda neste ano as ações excedentes da Sanepar. A avaliação do governo é de que isso seria essencial para entrar no novo ano já com dinheiro em caixa para investimentos.

A expectativa é de que as ações que serão postas à venda sejam compradas por  R$ 1,3 bilhão. Esse dinheiro seria usado exclusivamente em investimentos – como novas obras de infraestrutura e construção de novas estruturas, por exemplo. O dinheiro, por lei, não pode ser usado em pagamento de salários.

O governo Richa enviou à Assembleia pedido de autorização para vender as ações da Sanepar e da Copel que ultrapassem os 50% necessários para que o governo continue tendo controle das empresas e os 60% exigidos por lei no caso da Sanepar.

No caso da Sanepar, as ações estão cotadas hoje perto de R$ 9,00. O governo espera que o valor atinja R$ 9,22, para ser igual ao valor patrimonial das ações (ou seja: o valor da empresa dividido pelo total de ações).

No caso da Copel, a ideia é esperar o ano que vem para ver se as ações sobem de preço. A ideia é só vender se o valor chegar perto de R$ 50. Hoje, estão a menos da metade desse preço. Se for vendido, o “excedente” de ações da Copel vale mais R$ 700 milhões para o governo.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/governo-richa-pretende-vender-r-13-bi-em-acoes-da-sanepar-ainda-em-2016/