Prefeito de Umuarama quer lotear Área de Preservação Ambiental

No dia 5 de dezembro, o projeto do prefeito de Umuarama  para lotear na área do Rio Piava estava na pauta da Câmara Municipal de Umuarama. Os movimentos sociais, sindicais e defensores ambientais lotaram a casa fazendo pressão pela reprovação e o item foi retirado da pauta.
whatsapp-image-2016-12-22-at-18-27-14
Após reprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Umuarama, os loteadores da região apresentaram um pedido de licenciamento de um loteamento que invade a APA (Área de Preservação Ambiental) do Rio Piava, onde é feira a captação de água do município pela Sanepar.
A pressão  pelos loteadores no IAP – Instituto Ambiental do Paraná está grande e caminha para uma aprovação com ressalvas que jamais serão cumpridas, exatamente como ocorreu com o loteamento “7 Alqueires”, que até hoje polui o Rio Piava, provoca assoreamento e falta de água – única fonte de água para Umuarama.
A mobilização da sociedade organizada atuou novamente e nesta quarta-feira (21), no IAP de Umuarama, foi protocolado um documento com considerações para a preservação do Rio Piava e uma reunião. O Sindaen subscreveu o documento junto com outras entidades.
É preciso somar muita força e intensificar a pressão popular para derrotar o incessante interesse do mercado imobiliário e da politicagem. O município deve rever seu plano diretor e lotear em áreas que assegurem o meio ambiente, a saúde e a água.