Trabalhadores do saneamento: hora de mobilização!

Representantes do Sindaen, Sindael, Saemac e Staemcp participaram nesta terça-feira (14) da primeira reunião para discutir o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) – 2017/2018, em Curitiba.  Os dirigentes foram com a expectativa de receber uma proposta durante o encontro entre os sindicatos e a empresa, já que a pauta de reivindicações foi entregue em dezembro do ano passado, mas não houve avanço.

Durante o encontro, foram lidas todas as 53 cláusulas da pauta de reivindicações dos trabalhadores, defendida pelos sindicatos. Os representantes da Sanepar se comprometeram em levar o documento ao Colegiado Diretivo da empresa.

Esta primeira rodada de negociação tem encerramento no dia 23 (quinta-feira), quando será definida e apresentada uma efetiva proposta. Após estas definições, será marcada uma próxima mesa de negociação.

PCCR

Quanto ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), durante a reunião ficou definido que as avaliações serão feitas até final março e o pagamento será feito em abril, retroativo a janeiro deste ano.

Com a demonstração de falta de interesse por parte da empresa, os sindicatos que defendem os interesses dos trabalhadores na Sanepar acreditam que haverá uma grande mobilização para que os principais itens da pauta de reivindicações sejam aprovados.