Sindaen conclui sessões da assembleia

Na última semana foram realizadas vinte e uma sessões de assembleia na base do Sindaen com a participação dos(as) trabalhadores(as) de toda região.

A atual gestão da Sanepar desenvolve uma política do lucro em detrimento da política salarial, desta forma o lucro cresce de vento em popa e arrocha o salário. Com isto, a  proposta ao PPR  2016 no valor de R$ 9.158,27 significa a distribuição de 22,24% do valor pago aos acionistas.

Os direitos sacramentados na Constituição de 88, na CLT e outras legislações foram conquistados através de muita luta, com suor, persistência, dor, lágrima e muito sangue. A sustentação da luta nunca foi só de sonhos e luz, também foram utilizados recursos financeiros – dinheiro dos próprios trabalhadores e ou/promoções realizadas pela classe.

Sempre em uma queda de braço desigual, a luta da classe trabalhadora  segue árdua e sem trégua. Neste mês de junho é completado o semestre de maior ataque dos últimos tempos,  aos direitos do povo trabalhador.  O enfrentamento a Temer, à Câmara Federal e ao Senado “Por Nenhum Direito a Menos, Contra as Reformas da Previdência  e Trabalhista” segue com a Greve Geral no próximo dia 30 de junho.

A elite, a burguesia, o poder financeiro, o capital, utilizam uma imensidão de dinheiro, malas cheias para corromper os políticos de má índole, comprando seus votos para destruir os direitos sociais e individuais.

Seguindo nas sessões da assembleia por estas reflexões da realidade que fazemos parte e que nos conclamam para a ação, a votação dos participantes resultou em:

Proposta da Sanepar ao PPR 2016 R$ 9.158,27: Taxa Assistencial de 0,5%, equivalente a R$ 45,79: Greve Geral 30 de junho:
Aceita: 86,55% Aprova: 51,62% Aprova: 40,18%
Rejeita: 13,45% Reprova: 48,38% Reprova: 59,82%

Sem dúvidas, vencer o discurso e botar a mão na massa é um desafio para a nossa base. Foi importante para cada participante pensar na luta cobrada fortemente dia após dia – inclusive na rádio peão – mas que na hora “H” poucos abraçam a causa. O resultado da votação sobre a Greve Geral do dia 30, não impede a participação dos que querem lutar.

Os trabalhadores também devem ter estratégias para a luta. Muitos fazem a greve assumindo os descontos (louvável); para quem acha muito pesado o desconto, poderá unir outra ação ao mesmo tempo: Doe sangue neste dia!

Diretoria Sindaen