Reunião com a Sanepar e protocolo da ata do PPR 2016

Sindaen participa de reunião com a Comissão Negocial

Na última quarta-feira (28), o Sindaen esteve presente na reunião da Comissão Negocial da Sanepar em Curitiba para abordar a questão do pagamento proporcional do PPR. Os saneparianos afastados do trabalho por mais de 90 dias não têm direito de receber o valor integral do repasse.

Desde o momento que foi apresentada a proposta da Sanepar quanto ao PPR 2016, o Sindaen exigiu que os trabalhadores afastados por acidente de trabalho também pudessem receber integralmente, uma vez que nas ações jurídicas individuais os trabalhadores têm ganhado o pagamento integral do PPR. Assim, o sindicato acredita que também é possível avançar nesta negociação administrativa.

Inicialmente, a Sanepar alegou que para pagar a estes afastados teria que reduzir o valor de todos os outros trabalhadores. Após repetidos                questionamentos na reunião sobre quantos eram estes trabalhadores, os representantes da estatal informaram que seriam de 10 a 12 saneparianos. Desta forma, o valor necessário para estender aos afastados por acidente de trabalho é irrisório para a empresa.

A Sanepar tem recursos para disponibilizar o valor integral para estes trabalhadores, que ficaram afastados por conta de acidentes causados pelo desempenho da própria função. Na provisão do pagamento do PPR 2016 sobraram cerca de 10 milhões de reais. Os representantes na comissão informaram que a Sanepar está sensível a esta reivindicação, e o Sindaen ratificou a alteração desta cláusula tanto para o pagamento a partir deste PPR quanto para o pagamento do próximo abono.

Foi debatido também sobre os indicadores para o PPR 2017, e o Sindaen ratificou a consideração da proporcionalidade integral. O Sindaen conta que as tratativas possam ser constantes dentro do período real de negociação.

O presidente da comissão, o diretor administrativo Luciano Machado, não participou desta reunião (assim como de algumas outras). O Sindaen apresentou sua insatisfação quanto a ausência do diretor, já que as reuniões são momentos imprescindíveis de soluções para as demandas dos trabalhadores e é de responsabilidade do presidente fazer os encaminhamentos necessários e tomar as decisões cabíveis.

WhatsApp Image 2017-07-04 at 10.56.32

Protocolo do resultado da assembleia

Na mesma ocasião, o Sindaen protocolou a ata com o resultado da assembleia sobre o PPR 2016 e a taxa assistencial. A base do Sindaen aprovou a proposta feita pela empresa, com 86,55% dos votos válidos. O pagamento será feito neste mês de julho, no valor de R$ 9.158,27. O Sindaen aguarda a agenda para a assinatura do aditivo do ACT 2017/2018.

WhatsApp Image 2017-07-04 at 10.55.48