No último sábado (29), o Sindaen organizou a “Plenária: Nova estrutura tarifária da Sanepar”, no auditório do Sinteemar. O evento tinha como palestrantes convidados o economista Fabiano Camargo, do DIEESE e representantes da diretoria da Sanepar. Nenhum membro da estatal apareceu, como ressaltou a presidente do Sindaen, Vera Lúcia Nogueira “É um descaso que a Sanepar está fazendo com a população não comparecendo para apresentar esta grande mudança para os consumidores”, afirmou.
Os vereadores Alex Chaves, Carlos Mariucci, Jean Marques e Mário Verri participaram da plenária e demonstraram grande insatisfação com a mudança, que afeta o bolso dos consumidores paranaenses. Também estiveram presentes o assistente do chefe do Procon e a assessora do deputado Tadeu Veneri, Regina Paula, além de representantes de sindicatos de Maringá e região.
O economista do DIEESE apresentou o rendimento da estatal, que dobrou em apenas dois anos mas que o repasse do lucro tem beneficiado grandemente os acionistas e a população não tem nenhuma vantagem, apenas prejuízo financeiro. “É um aumento fora do comum, mas que até agora só favoreceu os acionistas, pelo que vemos”, explica.
Também foi definido por unanimidade pelos presentes a continuação do debate sobre a mudança tarifária da Sanepar, com a realização de outras plenárias e de audiências públicas.