DIEESE exemplifica programa PAI

O período de adesão aos programas PAI e PDV está aberto até o dia 29 de setembro.

Os trabalhadores que decidirem entrar no programa devem estar bem cientes e com um conhecimento avançado sobre a decisão que será tomada. A pedido do Sindaen, o DIEESE desenvolveu a planilha abaixo.

Como pode ser observado, o valor total da indenização equivale a apenas alguns meses de trabalho.

Por exemplo, na Tabela 1, um trabalhador com 20 anos de tempo de casa, aderindo ao PAI pela opção de 65%, que tem o salário de referência (código 100 + 115) de 2 mil reais, recebe de indenização o equivalente a 13 salários (13×2000= 26.000 reais). Porém, segundo a análise do DIEESE, este valor equivale a apenas 5,7 salários totais. Ou seja, como pode ser observado na Tabela 3, um sanepariano que tem o salário de referência de R$2.000, tem a renda total anual de R$ 54.371,11 – com todos os adicionais. Ou seja, dividindo pelos 12 meses do ano, a remuneração mensal média é de R$4.530,93.

*O número usado para a multiplicação dos salários bases foi obtido através da multiplicação do tempo de serviço pelo percentual de indenização. Por exemplo, no mesmo caso utilizado acima, de 20 anos de serviço e de 65% de remuneração, a fórmula seria 20 x 0,65 = 13.

Simulação de Indenização – PAI e PDV