15 de outubro: Dia do Professor

Há quase 70 anos, mais especificamente em 13 de outubro de 1948, a primeira lei que estabelecia a data como “feriado escolar” foi aprovada em São Paulo e, posteriormente, em vários outros Estados do país. A primeira comemoração foi feita em 14 de maio de 1930, durante a III Semana de Educação, na cidade de Bragança. Já o dia 15 de outubro foi escolhido por ser o dia de Santa Tereza D´Ávila, conhecida como a “Padroeira dos Professores” pela igreja católica. Ela faleceu em 1582 e era reconhecida pela inteligência notável.

No Brasil, em 10 de outubro de 1946, o professor Alfredo Gomes (ex-presidente da Associação Paulista de Professores Secundários) lança, em São Paulo, a campanha pela oficialização do “Dia do Professor”, em 15 de outubro. Segundo ele, além da conotação religiosa, nesta data foi instituído o ensino público no Brasil por decreto Imperial de D. Pedro I, em 1827, que ordenava a criação de escolas para alfabetização em todo o império. Somente em 14 de outubro de 1963 a data foi reconhecida nacionalmente.

Dia 15 de Outubro é uma data digna de aplausos e elogios para os professores do Brasil. Falamos de seres humanos dedicados por amor à profissão que escolheram, mas que também querem ser valorizados, proporcionando o melhor ensino aos estudantes e ver sonhos se transformar em realidade. No Paraná, o dia a dia é vivido com a superação constante das adversidades de um Estado que não valoriza a educação. Mesmo assim, diante de tanta tirania, professores e funcionários seguem firmes, com muita luta e resistência, na tarefa de transformar o país por meio da educação.

Fonte: APP Sindicato