Sindaen participa de primeira reunião de negociação do ACT 2018/2019

Nesta quarta-feira (24) foi realizada a primeira reunião de negociação do ACT 2018/2019, na sede da Sanepar, em Curitiba. Em uma repetição de prática, foi feita a leitura geral das cláusulas com os respectivos debates e embasamentos.

WhatsApp Image 2018-01-24 at 14.31.42

A Comissão Negocial alegou que levará as reivindicações dos majoritários para análise junto à diretoria e à Comissão do Estado (CCEE) e irá esperar o protocolo da pauta de reivindicações dos sindicatos profissionais – que ainda não ocorreu.

Foi uma reunião longa, com muita fala, porém sem proposta. Quando foi debatida a cláusula sobre concurso, a comissão informou que já existe um processo em andamento. Através do representante dos trabalhadores no CAD, Elton Marafico, soubemos que foi aprovada a realização do concurso e está na USRH para a contratação da empresa promotora das avaliações. Portanto, a Sanepar tem em mãos a possibilidade da realização de concurso.

WhatsApp Image 2018-01-24 at 14.31.43

Esperamos que a Sanepar realmente encaminhe o concurso e ocorra a contratação de novos trabalhadores, pois várias localidades estão com acúmulo de serviços e não houve reposição dos trabalhadores desligados da empresa pelo Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI).

O Sindaen tem expressado a necessidade e oportunidade de atender as solicitações de transferência de localidade e/ou função de vários trabalhadores e com critérios transparentes, não simplesmente por politicagem, como foi visto em algumas situações.

Também foi solicitada a garantia da data base e o cumprimento do atual ACT até a celebração do próximo.

Continuaremos buscando o melhor para os trabalhadores, vamos todos ser atentos e participativos no processo.