Informe sobre o Paraná no FAMA

Prezados/as, este é um informe do Comitê Paranaense do Fórum Alternativo Mundial da Água, o FAMA, com as principais informações sobre a participação do estado no evento. Pedimos a todas as organizações integrantes do Comitê estadual, e demais entidades e movimentos que queiram se somar ao FAMA, que leiam o documento e ajudem a fortalecer a luta pelo direito à água em nosso estado. Apresentaremos a seguir os seguintes pontos: 1. Programação geral do FAMA (em quadro e em lista) 2. Informações sobre ônibus 3. Encontro do Paraná no FAMA 4. Solicitação de apoio financeiro 5. Hospedagem e alojamento 6. Contatos

1. PROGRAMAÇÃO

A programação do FAMA foi pensada para que povos de todo o mundo consigam participar amplamente. Temos momentos de assembleia, atividades temáticas autogestionadas, plenárias unificadas, momentos culturais, místicas e momentos de mobilização e luta pela água. IMPORTANTE: A programação de atividades autogestionadas inscritas será divulgada ainda nos próximos dias. Qualquer dúvida sobre essas atividades devem ser endereçadas ao e-mail: metodologia@fama.org

WhatsApp Image 2018-03-01 at 09.35.30

DIA 17/03 – Sábado – Universidade de Brasília Manhã Mística de Abertura do FAMA e credenciamento Assembleia Popular das Águas Tarde Atividades Autogestionadas: espaços simultâneos com várias temáticas e metodologias Noite Atividades Culturais

DIA 18/03 – Domingo – Universidade de Brasília Manhã Mística Atividades Autogestionadas: espaços simultâneos com várias temáticas e metodologias Tarde Atividades Autogestionadas: espaços simultâneos com várias temáticas e metodologias Noite Atividades Culturais

DIA 19/03 – Segunda-feira – Universidade de Brasília e Parque da Cidade Manhã Mística Assembleia Internacional das Águas Tarde Mística de Abertura do Acampamento no Parque da Cidade Plenária Unificada 1: Análise de Conjuntura Noite Ato Político e Cultural DIA 20/03 – Terça-feira – Parque da Cidade Manhã Mística Plenária Unificada 2: Estratégias do Capital sobre os Bens Naturais e a Água Tarde Plenária Unificada 3: Experiência de luta e resistência Assembleia de Mulheres e Água Noite Atividades Culturais DIA 21/03 – Quarta-feira – Parque da Cidade Manhã Mística Plenária Unificada 4: Projetos dos Povos para a Água Tarde Plenária Unificada 5: Plataforma de lutas Leitura dos documentos finais Assembleia de Povos e Comunidades Originárias e Tradicionais e Água Noite Atividades Culturais

DIA 22/03 – Quinta-feira – Parque da Cidade Manhã Ato Inter-religioso Dia Mundial da Água: luta pela Água

2. INFORMAÇÕES SOBRE ÔNIBUS

1 ônibus do Noroeste, organizado por entidades cutistas saindo de Foz do Iguaçu-Cascavel-Campo Mourão-Maringá (com militância da região de cada cidade). O orçamento previsto é de R$ 17.500 mil. Contato de referência: Vera 44-99929-1308 ou 44-3046-6613

1 ônibus do Sudoeste, organizado por entidades cutistas e MAB. Contato de referência: Neveraldo 41-99197-6728, Pirin (46) 99974-3134, Daiane 45-99968-3621. 1 ônibus de Ponta Grossa e Curitiba, organizado pelo mandato do deputado Péricles e entidades. Contato de referência Beto 41-99767 8394 e Castella 41-99957-0587.

3. ENCONTRO DO PARANÁ NO FAMA Para reunir todos/as as participantes do Paraná no FAMA, propomos um encontro no dia 20 de março, das 16h às 18h, com duração de duas horas. Objetivo de reunir os participantes para a aprovação de um manifesto às autoridades do Paraná e para a definição dos próximos passos para a continuidade das ações na luta pelo direito à água no Paraná.

4. SOLICITAÇÃO DE APOIO FINANCEIRO A Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) contribuem para a mobilização de recursos para viabilizar a participação do Paraná no FAMA. Reproduzimos abaixo o ofício enviado pela Central, no dia 20 de fevereiro, a sua base de sindicatos filiados, reiterando a necessidade de novos apoios financeiros. OFÍCIO CUT: PEDIDO DE AJUDA PARA A CONSTRUÇÃO DO FÓRUM MUNDIAL ALTERNATIVO DAS ÁGUAS BRASILIA DE 17 A 22 DE MARÇO Em março desse ano acontecem dois grandes eventos no Brasil sobre a questão água. Ambos em Brasília – DF. Um é o Fórum Mundial das corporações denominado Fórum Mundial das Águas, onde os participantes são as grandes corporações que querem o oligopólio e o controle da água no mundo, como a Coca-Cola, a Nestlé, dentre outras poucas. E o outro é o Fórum Mundial Alternativo das Águas – o FAMA. O FAMA é uma iniciativa dos movimentos sociais e entidades ligadas a universalização e a democratização do acesso à água, que está sendo construído como fórum de discussões alternativas ao fórum das corporações. O Governo Federal tem dado todo apoio ao evento das corporações e por outro lado tem negado toda e qualquer estrutura necessária para a realização do FAMA. Isso tem feito com que os custos das construção do FAMA tenha que ser custeado pelas entidades e movimentos sociais. As dificuldades são gigantes para estruturar um fórum dessa magnitude, principalmente quando o objetivo central é a participação popular daqueles que de fato são os verdadeiros afetados pela oligopolização desse recurso natural que é a água. Ainda mais no Brasil que tem em seu território os dois maiores aquíferos do mundo, o Amazônia totalmente no Brasil e o Guarani. A Central Única dos Trabalhadores – CUT, a Federação dos Nacional Urbanitários – FNU estão no Comitê Nacional de organização nacional do Fórum e a CUT/PR, A CUT/PR participa como integrante da operativa da organização do FAMA no Paraná, com a presidenta do SINDAEN Vera Lúcia Pedroso e também com o suporte da secretária de Meio Ambiente da CUT/PR, Clair Simões e da Secretaria Geral da CUT/Pr. CUT/PR orienta suas federações e sindicatos que possam, para que participem do FAMA 2018, ou contribuam financeiramente para que possamos viabilizar a maior participação possível das Federações e Sindicatos, bem como dos movimentos sociais e entidade, que são organizadoras diretas dos principais atingidos pelo problema da comercialização da água. Para as entidades que possam fazer contribuição financeira para a organização da delegação do Fama, segue a conta corrente: Banco: Caixa Econômica Federal ag.: 3157 / Conta Corrente: 110-5 titular da Conta: Vera Lucia Pedroso Nogueira Para maiores detalhes e informações sobre o FAMA, segue o link de acesso ao site do evento: http://www.fama2018.org/portal/fama-2018/ Contando com a participação de todas e todos para viabilizar a participação de uma expressiva delegação do Paraná, agradecemos antecipadamente, Regina Cruz – Presidenta da CUT/PR

5. HOSPEDAGEM E ALOJAMENTO

Acampamentos – começam no dia 19 no Parque da cidade, organizados pelo MST, MAB e MPA. Haverá também em espaço para acampamento das demais entidades e organizações. Hotel – A Unisoli tem reserva de 500 vagas em hotéis, com preços reduzidos para hospedagem e transporte aéreo e rodoviário, conforme descrito a seguir:

fama

6. CONTATOS

Contato das referência do Comitê paranaense do Fama: • Vera: (44) 99929-1308 • Castella: (41) 99957-0587 • Amauri: (41) 99692-6519 Comitê Paraense do FAMA 28 de fevereiro de 2018 FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água Site: https://www.facebook.com/pg/FAMA2018 Facebook: http://fama2018.org