Sanepar marca reunião para negociação em cima da hora

Desrespeitando o tempo e a agenda dos dirigentes sindicais de fora da região metropolitana de Curitiba, a Sanepar enviou um e-mail convocando os sindicatos para a Comissão de Negociação na noite desta segunda-feira (12), para uma reunião na tarde de hoje(13).

A Sanepar já tem tratado com descaso as negociações do ACT 2018/2019, sem apresentar nenhuma agenda para reunião de negociação desde o mês de janeiro, o que atropela a data base da categoria. Como forma de protesto ao desrespeito da diretoria da estatal com os trabalhadores, o Sindaen, Sindael e o Staemcp tomaram a decisão de não participar da reunião. Para a presidenta do Sindaen, Vera Lucia Nogueira, a Sanepar focou apenas em eventos com cunho político e nos planos de aposentadoria-PAI, deixando o ACT de lado. “Apesar da pauta protocolada desde dezembro, decidem chamar  na noite da véspera para apresentar proposta. Já que é pra ter este desrespeito, que enviassem a proposta por e-mail, pois não há condições de viagem atropelada como se os sindicatos estivessem desocupados. Queremos ver na proposta do ACT e nos steps a tão prometida valorização dos trabalhadores”, explica.

Não aceitamos migalhas

Ao mesmo tempo em que torra rios de dinheiro com viagens da diretoria pelo Paraná afora para impulsionar a campanha eleitoral, a Sanepar já deve estar retirando do baú o velho discurso de que não pode pagar nada além da reposição da inflação.

Todos sabem que em 2017 a empresa teve um excelente resultado, com lucro líquido de R$ 686 milhões, registrando um crescimento de 9,5% em relação ao valor que foi apurado no ano anterior.

O índice da inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou em apenas 1,81%, e este é o valor que a empresa costuma se basear para negociar os reajustes.

Os sindicatos majoritários terão reunião nesta quinta-feira (15), às 15 horas, na sede do Sindael, em Londrina, para encaminhamento conjunto.