ACT 2018/2019 acaba emperrado devido à politicagem e às falsas promessas

WhatsApp Image 2018-04-06 at 10.40.53
A terceira rodada de negociação entre o Sindaen, Sindael, Saemac e Staemcp com a Sanepar, aconteceu nesta quarta-feira (4), e a estatal insiste em manter uma ridícula proposta, na qual não contempla nenhum avanço em relação aos ACTs anteriores. Apenas a concessão do Índice de Inflação do período em 1,81% nos salários e demais benefícios, enquanto a tarifa de água sobe 5,12% no mesmo período, e no governo Beto Richa teve um aumento de mais de 130%.
Apesar do esforço dispensado pelas entidades sindicais, no intuito de que o processo de negociações do ACT 2018/2019 fosse concluído ainda no mês de março do corrente ano – mês da data-base da categoria – acabou emperrado, tendo em vista a falta de sensibilidade e bom senso da diretoria.
Considerando as tantas promessas feitas pelo diretor presidente da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, Mounir Chaowiche, nas frequentes visitas a todas as regiões do estado, vendendo uma boa imagem da empresa e ilusões para os trabalhadores que, na verdade, não corresponde com a realidade dos atuais acontecimentos.
O que realmente ocorre, é que a Sanepar não está conseguindo atender adequadamente as necessidades da população, tendo em vista que várias cidades do estado estão sofrendo com problemas no abastecimento de água e demais serviços básicos à população.
Não obstante a isso, o diretor presidente da Sanepar também não cumpriu com o prometido aos trabalhadores, de que com a economia que a empresa teria com a instituição dos Programas de Aposentadoria Incentivada – PAI e Programa de Demissão Voluntária – PDV, iria promover o reenquadramento do quadro de trabalhadores admitidos na empresa a partir de 2002, os quais estão com uma significativa defasagem salarial.
Durante o período em que esse diretor esteve à frente do quadro administrativo da Sanepar, o que ele menos fez foi atender as necessidades da população e dos trabalhadores, principais responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da empresa. Seu objetivo sempre foi muito claro: fazer politicagem, se promovendo politicamente. Tanto que atualmente se lançou ao próximo pleito eleitoral como candidato a deputado federal.
Será que a população paranaense e os trabalhadores da Sanepar poderão confiar e depositar seu voto em alguém que não demonstrou nenhuma sensibilidade em promover o bem estar, tanto da população que, com muito sacrifício, tem que pagar um valor dos mais absurdos em suas faturas de água e demais serviços prestados pela empresa? E também dos trabalhadores desta, que continuam sem o merecido reconhecimento por parte deste, pelo esforço e dedicação no cumprimento de suas obrigações enquanto trabalhadores da empresa?
Pensem nisso companheiros e continuemos na luta em busca de melhorias salariais, condições de trabalho e de vida, na defesa de nossos direitos e garantias das conquistas até então com muito esforço e dedicação conseguidas.