Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná

Uma vez Tiradentes, hoje Lula

Ao longo da história do Brasil, existiram milhares de figuras que abdicaram de conforto ou deram sua própria vida em nome da verdadeira justiça e da liberdade do povo brasileiro. Algumas se destacam ainda mais, por serem alvo da elite – que tenta calar suas vozes para evitar perder seu poder.

Neste sábado (21), temos o feriado de Tiradentes – símbolo da Inconfidência Mineira. Também se completam duas semanas da prisão do ex-presidente Lula – figura que já entrou pra história com o prêmio de “Campeão Mundial na Luta Contra a Fome”, da ONU.

Tiradentes: Enforcado por defender a liberdade

Era século XVIII, por volta de 1790, quando um grupo de intelectuais, padres e detentores de patentes militares de Vila Rica (hoje Ouro Preto) começou a pensar em uma revolta contra a coroa portuguesa. O professor da UFMG, João Furtado, explica que a maioria dos inconfidentes se rebelava contra a forma agressiva com que Portugal cobrava os impostos em Minas Gerais.

Em abril de 1792, os reis portugueses descobriram a conspiração e mandaram enforcar e esquartejar Tiradentes, a fim de inibir movimentos que também articulassem a liberdade do Brasil de Portugal.

De todos os integrantes da revolta, apenas Tiradentes foi morto. Por quê? “Ele era o líder que mais divulgava as ideias da Inconfidência. Ao dar muita publicidade à Inconfidência, foi identificado como o principal propagandista e escolhido para ser eliminado pela coroa”, argumenta o professor. Outros dizem que ele foi o escolhido para servir de exemplo por ser o mais pobre entre seus companheiros, que eram integrantes da burguesia da época.

O enforcamento de Tiradentes aconteceu no Rio de Janeiro, na praça da Lampadosa (hoje praça Tiradentes) e pedaços de seu corpo foram colocados ao longo da estrada até Vila Rica, onde foi exibida sua cabeça.

Lula: hoje preso, presidente tirou o Brasil do mapa da fome

Primeiro presidente operário deste país, Lula dedicou os oito anos de seu mandato para melhorar a vida da população brasileira. Dos menos afortunados à conhecida “classe média”, a maior parte da população ascendeu durante este período.

Em 2002, o Brasil ocupava a 13ª posição no ranking global de economias medido pelo PIB em dólar, segundo dados do Banco Mundial e FMI. Chegou a ser o 6º em 2011. Nos mandatos do PT, de Lula e Dilma, os índices de pobreza brasileiros caíram pela metade com a emergência de uma nova classe média.

Muitos jovens se tornaram os primeiros de suas famílias a ter um diploma universitário, e depois de gerações, muitas famílias puderam ter seu primeiro carro ou a primeira casa própria.

A ascensão da classe mais pobre mudou a vida da burguesia, que teve que dividir a sala de aula das universidades com alunos periféricos, sentar do lado de uma empregada doméstica no avião. Os direitos conquistados pelos trabalhadores também tiraram o sono de muitos patrões, que visavam apenas lucrar cada vez mais em cima de uma mão de obra barata. Essa nova realidade incomodou muita gente, e em uma grande manobra, envolvendo o judiciário, os banqueiros, a mídia, o imperialismo e a maior parte dos parlamentares brasileiros, a presidenta Dilma Rousseff, sucessora de Lula, sofreu um impeachment em 2014. Como parte do golpe, há duas semanas, o ex-presidente Lula foi preso, após sair em primeiro lugar em todas as pesquisas pela corrida presidencial de 2018.

O grande interesse do extermínio da figura de Lula é assegurar o domínio do poder da elite no país, para garantir o acúmulo de riqueza da burguesia nacional e internacional.

O enfrentamento que está ocorrendo pelo povo brasileiro e pela sociedade civil organizada no acampamento em Curitiba e demais localidades do país é para defender Lula e o que ele representa – o compromisso com a democracia e com o povo.

Compartilhe esse conteúdo!

Nota de Repúdio

O SINDAEN, vem por meio desta nota, expressar repúdio às práticas antissindicais, antiéticas e contrárias aos princípios democráticos adotadas pela Sanepar, principalmente pelos membros da

Leia mais »

O SINDAEN foi fundado em 15 de dezembro de 1995, por decisão de uma assembléia da categoria, para ser o sindicato específico dos trabalhadores do setor de saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná.

© Todos os direitos reservados a SINDAEN