ACT 2018/2019: novela com muitos capítulos

Os sindicatos majoritários Sindaen, Saemac, Sindael e Staemcp desde dezembro de 2017 solicitaram abertura da negociação do ACT. A primeira reunião com a comissão negocial foi realizada em janeiro deste ano, passando por um período silencioso onde a Sanepar priorizou o PAI e PDVTC.
Após diversas buscas e constantes cobranças dos sindicatos majoritários junto à direção, ainda com o Diretor Luciano, a Sanepar no mês de março apresentou uma proposta vergonhosa com apenas o INPC de 1,81%. Com uma proposta frustrante, tão aquém da pauta de reivindicações dos trabalhadores, o Sindaen e demais sindicatos protocolaram uma contra proposta à Sanepar. Como o presidente Mounir e o diretor Luciano insistiram na proposta apresentada e o advento da troca de governo do estado, da presidência e diretoria administrativa da Sanepar, o encaminhamento seguido foi a espera deste processo para continuidade das negociações do ACT, PPR e outras reivindicações necessárias, na expectativa de melhorias.
Os sindicatos ratificaram a contra proposta e continuidade das negociações junto ao novo diretor administrativo Sergio Ricardo Veroneze e por diversas vezes foram realizados contatos.
Embora esperar às vezes é uma estratégia acertada, mas não basta boas intenções e elogios aos saneparianos, já transcorreu um período razoável, é hora da retomada das negociações ao ACT e termos uma proposta decente, afirmou a presidente Vera.
Desta forma, mesmo informalmente o Sindaen, junto ao Saemac, Sindael e Staemcp foram na tarde de ontem 15, na sala do diretor administrativo Veroneze, questioná-lo sobre o andamento ao ACT. Ele recebeu os sindicatos e sem detalhes informou que tem uma nova proposta, que passou pela REDIR na manhã desta terça-feira e seguirá para a CCEE. Ele alega que encaminhará em caráter de urgência e apresentará a nova proposta aos sindicatos neste mês.
Na oportunidade, os sindicatos manifestaram urgência na revisão e implantação de PCCR com critérios adequados aos saneparianos. O diretor Veroneze disse possível pautar o PCCR após fechamento das negociações do ACT e PPR.

WhatsApp Image 2018-05-16 at 08.24.58