A organização dos trabalhadores: Sindaen

Com a atuação de cada trabalhadora, trabalhador e da direção, a história do Sindaen vai sendo construída.  Como citou o Papa Francisco, “não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato. E não há um bom sindicato que não renasça todos os dias nas periferias, que não transforme as pedras descartadas da economia em pedras angulares. Sindicato é uma bela palavra que provém do grego syn-dike, isto é, ‘justiça juntos’. Não há justiça se não se está com os excluídos”.

A presidente do Sindaen, Vera Nogueira, entende que o sindicato existe para a promoção da vida “fincada” na realidade diária. “Assim incomoda, mexe, busca melhorias, mesmo que demore anos para avançar, com atuação própria ou na parceria com outros sindicatos e instâncias. É o constante e repetido fazer da política sindical. Também é preciso estar consciente que no percurso estão sempre presentes o joio e o trigo”.

O Sindaen parabeniza os saneparianos pela participação massiva dos trabalhadores nas sessões das assembleias do ACT e do PPR 2017. A presença de cada trabalhador e trabalhadora é muito importante, por isso o desejo é de que essa participação seja contínua. Assim, a direção do Sindaen repudia veementemente todas as formas de atitudes antissindicais – inclusive a incitação dos trabalhadores contra a Taxa Assistencial democraticamente aprovada em assembleia amplamente transparente.

60e0ba0e-b727-4d5e-99c6-95811316d0ee

Agora, além de outras buscas que seguem, existe a reivindicação da revisão do Plano de Carreira – a atual versão é de 2012 e não atende as expectativas dos trabalhadores. Os sindicatos majoritários (que inclui o Sindaen) encaminharam novamente ao atual Diretor Administrativo, Sergio Veroneze, que abriu a instalação de uma Comissão com participantes da Sanepar, da CCEE e dos sindicatos, com previsão dos trabalhos ocorrerem de agosto a outubro deste ano.

Sigamos juntos!