Reunião de revisão do PCCR acontece hoje em Curitiba

Nesta terça-feira (25) será realizada a quarta reunião da Comissão Mista em Curitiba para revisão do PCCR. Os trabalhadores almejam ter um Plano de Carreira e Remunerações que de fato haja valorização de todos, independente do nível da função. É um anseio constatado nas sessões de assembléia, na pauta de reivindicações e  nas conversas pelos locais de trabalho.

A comissão é formada pelos representantes sindicais indicados pelo Coletivo Intersindical Majoritário: Rodrigo Picinin e Vera Lucia Pedroso Nogueira e pelos indicados do Coletivo Intersindical Diferenciado: José Carlos dos Santos e Marcelo Ricardo Dias. Também compõe a comissão por indicação do Conselho de Controle das Empresas Estatais – CCEE a representante Heloisa Gazziero Wahrhaftig e os empregados designados pela SANEPAR: Ademir Quintino da Fonseca, Moema Reffo Suckow, Rubens Rufine e Marisa Sueli Scussiato.

Até o momento foram diversas apresentações contendo a Gestão por Competências, o PCCR e o trabalho do CAGE Valorização do Desempenho Individual, produzido pelo sanepariano Giulianno Antonio Pereira.

Também estão se elencando diversas sugestões apresentadas pelos próprios membros da Comissão Mista e as que estão sendo encaminhadas pelos trabalhadores via e-mail comissaomistapccr@sanepar.com.br.

É fato que a Sanepar, com o comando do Estado, tem cargos com nomeação política e isto seguirá. No entanto, há um sentimento de necessidade de reduzir as influências de politicagem e ter uma atuação mais profissional. São diversos eventos, programas e dizeres que a Sanepar formata ao longo do tempo para motivação, mas quando na rotina a ênfase praticada se dá através das torcidas dos grupos políticos, não há estratégia de motivação que funcione.

Para a presidenta do Sindaen, Vera Nogueira, é primordial que a Sanepar mostre seu interesse na melhoria do PCCR de forma concreta. Os saneparianos com cargos de chefia são avaliados e recebem steps, o que impacta no montante total do PCCR. Porém, a estrutura dos cargos gerenciais não é transparente, não está dentro do PCCR, é paralela. Ainda entre outros, não se conhece a régua, nem a dotação orçamentária antes do início do ciclo.

Como a esperança é superior, torcemos que seja oportunidade de ver alterações robustas com inclusão de toda a classe trabalhadora sanepariana.