ACT 2019/2020: segunda rodada de negociação

Na manhã de hoje (15), ocorreu em Curitiba mais uma rodada de negociação entre as entidades sindicais majoritárias (SINDAEN, SAEMAC, SINDAEL e STAEMCP) e a Comissão de Relação e Negociação Sindical da SANEPAR, com o objetivo de renovar o ACT para o período de 2019/2020.

Nesta reunião foi apresentado pela empresa um esboço – a partir do Eixo de Pauta – com os pontos em que há possibilidade de se avançar. Sobre estes pontos, foram feitas as argumentações e sugestões de melhoria por parte dos diretores sindicais presentes, com maior ênfase no aumento de salário com ganho real.

f33f1ca3-4401-4994-9521-0c7186605dc7

Uma nova conquista é que passaremos a trabalhar com uma nova modalidade de negociação, fruto de uma reivindicação antiga dos sindicatos. Em anos anteriores, os diretores costumavam elaborar a proposta e de imediato submetiam a CCEE e a CPS, para só então apresentar às entidades sindicais – o que criava um entrave muito grande para conseguir avançar além do que era colocado. Agora, sem esse obstáculo, a Companhia de Saneamento do Paraná e as entidades poderão negociar de forma mais livre e construírem juntas uma proposta mais coesa e que venha a atender os anseios da classe trabalhadora, apenas depois devem ser enviadas às comissões externas.

Outras duas solicitações feitas anteriormente foram atendidas e, apesar de não terem relação com o ACT, foram colocadas pela Diretora Administrativa a título de informação. Uma delas é a compensação dos dias 24 e 31 de dezembro, que de 8 voltará a ser de 4 horas e a outra é a padronização do sobreaviso em nível de estado.

Uma nova reunião deve ser realizada em breve. Até lá, esperamos que o respeito e a valorização tão colocados pelo quadro diretivo continuem norteando este processo no intuito de que tudo o que foi solicitado e discutido seja analisado com bom senso, visando sempre o bem estar e a melhoria na qualidade de trabalho e vida dos trabalhadores e de seus familiares.