22 de março: Dia Mundial da Água e NÃO à Reforma da Previdência

DIA MUNDIAL DA ÁGUA E DIA DE LUTA CONTRA A MP 868/2018

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Este ano, o dia também será um momento de luta contra a Medida Provisória 868/2018, que privatiza o saneamento no país. Esta MP desestrutura o setor e acaba com o subsídio cruzado, pelo qual os municípios mais ricos subsidiam os mais pobres.  Sem isso, o país nunca alcançará a universalização do saneamento. A MP 868/18, reedição de outra medida do ano passado que caducou ao não ser apreciada pelo Congresso, cria instrumentos que facilitam privatizações e amplia o papel da Agência Nacional de Águas (ANA) como órgão organizador dos investimentos no setor. O texto também força empresas públicas a disputarem mercados com empresas privadas, que contam com recursos de grupos domésticos e internacionais, como a canadense Brookfield.

TODOS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A reforma da Previdência apresentada por Jair Bolsonaro (PSL) é um ataque brutal contra a classe trabalhadora brasileira.

Ao contrário do que diz a propaganda oficial do governo, a reforma de Bolsonaro não combate privilégios, apenas dificulta o acesso à aposentadoria e reduz drasticamente o valor do benefício previdenciário no momento mais delicado da vida de um trabalhador.

A maioria dos trabalhadores e trabalhadoras não vai conseguir se aposentar. Muitos vão morrer antes de conseguir acessar a tão sonhada aposentadoria.

Em todo o país haverá manifestações para os trabalhadores barrarem essa terrível mudança. Em Maringá, o ato contra a Reforma da Previdência será nesta sexta-feira (22), às 9 horas em frente ao INSS.